Petição pública a favor do transporte fretado da Peninsula-Barra para o Centro e zona Sul

Destinatário: Assape - Associação amigos da Peninsula

Nós, moradores do Condomínio Península abaixo assinados, solicitamos à Assape (Associação dos Amigos da Península) que proceda a contratação de ônibus fretados tipo “executivo” para o transporte diário de ida e volta de moradores com destino ao Centro e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Esta proposta baseia-se na necessidade de que um número representativo de moradores do Condomínio trabalham ou tem atividades no Centro e/ou na Zona Sul, locais altamente impactados pelo trânsito e dificuldades de estacionamento, e evidenciado pelo fato de que muitos destes moradores já se utilizam dos serviços particulares de transporte coletivo que transitam pelo Condomínio.

Este pleito é respaldado em estudo de viabilidade técnica/econômica, realizado por representantes dos moradores interessados, o qual demonstra que a implantação deste serviço impactaria em pequeno acréscimo para o Condomínio, face o valor do benefício oferecido.

É conhecido o projeto da construção do ponto final de linha municipal que ligará a Península à Praça Saens Peña, na Tijuca. Porém, esta linha não atenderá às necessidades dos moradores pois além do tempo previsto de viagem ser demasiadamente longo, essa linha não proporcionará o conforto e a segurança que nós, moradores, tanto queremos, a exemplo do que outros Condomínios na Barra da Tijuca oferecem com sucesso.

Ressalta-se que este serviço teria como foco atender somente moradores efetivos do Condomínio, não sendo extensiva a funcionários e outros que não se constituam desta forma.

 A contratação de ônibus para o Centro e Zona Sul não traz nenhuma desvantagem ao Condomínio, ao contrário, as seguintes vantagens seriam auferidas à Península de imediato:
• Todos os moradores teriam um transporte confortável e seguro para o Centro e Zona Sul, percursos frequentes da maioria dos condôminos;
• O serviço agrega valor ao Condomínio e valoriza as unidades, atraindo potenciais clientes que hoje se retraem em função da falta de alternativa de um transporte deste tipo;
• Uma única empresa em operação para atender ao Condomínio, contribuindo para a segurança interna e controle das atividades de terceiros;
• Redução do volume de carros em circulação dentro do Condomínio, principalmente nos horários de pico, reduzindo a emissão de níveis de gases e ruídos no Condomínio,
• Consolidar a imagem de Condomínio "verde", "com práticas sustentáveis", além da maior tranquilidade oferecida para todas as famílias, devido ao menor trânsito nas vias internas.

ESTUDO
Para a confecção do estudo de viabilidade técnica/econômica foram adotados alguns parâmetros, baseados nas informações dos moradores que hoje adotam serviços particulares de transporte.
Este estudo considerou a utilização inicial de 5 ônibus (com 44 lugares cada) que fariam 10 trajetos diários em direção ao Centro, alternando pela Zona Sul ou Linha Amarela, conforme a melhor opção de trânsito no horário.

Segue abaixo a proposta considerada:
Ônibus Saída Trajeto Retorno Trajeto
01 -> 6:00 -> Z. Sul -> 9:00 -> L.Amarela
02 -> 6:45 -> Z. Sul -> 10:00 -> L.Amarela
03 -> 7:15 -> L .Amarela 11:30 -> Z. Sul
04 -> 8:15 -> Z. Sul 12:00 -> L.Amarela
05 -> 9:00 -> L.Amarela 13:00 -> Z.Sul
01 -> 11:30 L.Amarela 16:00 -> Z.Sul
02 -> 12:30 Z.Sul 17:00 L.Amarela
03 -> 14:00 Z.Sul 17:45 -> L.Amarela
04 -> 16:00 Z.Sul 18:30 -> L.Amarela
05-> 17:30 Z.Sul 19:30 -> L.Amarela
(*** Trajetos e horários serão confirmados após a definição pela adoção do sistema e posterior consulta formal pela ASSAPE aos interessados)

Demonstrando o baixo impacto financeiro na adoção do sistema, com base no estudo realizado, atendendo os trajetos conforme a tabela sugerida acima, chegou-se à estimativa de custo de aproximadamente R$ 30,00 por apartamento da Península, valor que representaria no máximo entre 3 a 4% do valor dos Condomínios.

Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 2012.