Sobre o não pagamento do salário dos professores substitutos da UEPB durante a Greve iniciada pelos docentes no dia 27/02/2013

Destinatário: Ao Pró-Reitor de de Recursos Humanos da UEPB, Prof°. Sandy Gonzaga de Melo e ao Magnífico Reitor da UEPB, professor Rangel Junior.

No dia 01/03/2013 os departamentos das várias licentciaturas e bacharelados da UEPB enviaram por e-mail, a todos os professores substitutos a informação anunciada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRRH), segundo a qual os contrattos dos professores acima citados ainda não foram renovados e que a renovação iria acontecer somente após a suspensão do movimento grevista.
Considerando que no dia da Assembleia Geral da UEPB os substitutos não tiveram direito de voto não entendemos essa forma de agir da Universidade Estadual da Paraíba. No dia 04/01/2013 o Pró-Reitor de Recursos Humanos, professor Sandy Gonzaga de Melo, enviou um e-mail para todos os professores substitutos comunicando, ( cito as palavras do e-mail) "os contratos dos Professores Substitutos só serão renovados a partir de 01 de fevereiro de 2013, nos casos em que a renovação tenha sido solicitada pelo Centro/Departamento. Entretanto, durante o mês de janeiro os professores receberão os direitos trabalhistas referentes ao contrato encerrado em 31/12/2012." A UEPB está passando por um periodo de crise financeira mas não entendemos a atitude da instituição na qual trabalhamos da melhor forma possível. O professor substituto é um trabalhador assim como qualquer um e além disso é um ser humano e não pode ser tratado dessa forma. A maioria dos docentes substitutos trabalha somente na UEPB, portanto vive desse salário. A contradição em tudo isso é evidente, no e-mail do dia 04/01/2013 se afirmava que os contratos iriam ser renovados a partir do dia 01/02/2013 e agora se afirma que não foram renovados. Os professores contratados não têm culpa do fato que a maioria dos professores filiados à ADUEPB tenha votado a favor da greve pois queremos, assim como nós cumprimos com nossas obrigações, que a UEPB também cumpra o que anteriormente havia afirmado e que pague os vencimentos a partir da data estipulada, isto é, dia 01/02/2013.