Implantaçaõ de linha de ônibus Águas Claras - Plano Piloto

Destinatário: DFTRANS

Nós abaixo assinado, vimos solicitar a criação de uma linha de ônibus com o itinerário Bairro Águas Claras – Plano Piloto, compreendendo também o sentido contrário.
Esta solicitação, deve-se ao fato de atualmente os cerca de 80 mil habitantes do bairro dependerem exclusivamente do Metrô como alternativa de transporte coletivo para se descolar ao Plano Piloto, local de trabalho da maioria dos usuários do serviço.
Temos verificado nos últimos anos, um aumento gradual no número de usuários do Metrô, devido ao crescente povoamento dos bairros Samambaia e Ceilândia, o que faz com que em diversas faixas de horário não se tenha como entrar no trem a partir das estações Concessionáras, Águas Claras e Arniqueiras, gerando transtornos para todos em face do atraso para chegar ao local de trabalho, o que se repete quando do retorno para casa ao final do dia.
Como conseqüência desta dificuldade, muitos moradores tem optado por se deslocar de carro, dispendendo em média mais de uma hora para efetuar o trajeto de ida ou volta, num efeito cascata que gera stress, prejuízo ao convívio familiar, além da poluição do ar e comprometendo da qualidade de vida de todos.
Este fator crucial tem acarretado uma desvalorização dos imóveis em Águas Claras e uma conseqüente estagnação no desenvolvimento do bairro.
Com base no exposto acima e nos serviços oferecidos em todas as grandes cidades do Brasil, sugerimos que a referida linha tenha a seguinte configuração:

1. Ônibus bi-articulado com ar-condicionado, semelhante aos que já se encontram circulando no DF;
2. Mesma tarifa adotada para os ônibus que realizam o trajeto Taguatinga – Plano Piloto – R$ 3,00.
3. Trajeto sugerido –
a. Plano Piloto – Águas Claras – Plano Piloto.
i. Saída da Rodoviária seguindo pelo Eixo W.
ii. Setor Policial.
iii. EPTG na faixa exclusiva.
iv. Seguir na Av. Araucárias até o final retornando no colégio Ipê e subindo a Av. Castanheiras.
v. Seguir em direção á EPTG pegando a faixa exclusiva;
vi. Seguir pelo Setor Policial;
vii. Seguir pelo Eixo L até a Rodoviária.

Os habitantes de Águas Claras/DF, são na sua maioria trabalhadores assalariados, que moram em unidades regularizadas, recolhem todos os impostos devidos, mantém seus filhos em colégios particulares, tem plano de saúde, em boa parte dos casos pagam também transporte escolar ou levam eles mesmos os filhos para o colégio, assim, o único serviço público que fazem uso é o transporte para o trabalho e mesmo assim pagam para tal.
Portanto, que ao menos tenham um mínimo da qualidade que são merecedores.