Segurança nas Trilhas

Ilmo. Sr.
José Mariano Beltrame
Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Nós, abaixo-assinados, agências de turismo, montanhistas, membros de grupos de trilhas e visitantes das Unidades de Conservação situadas no Rio de Janeiro, vimos requerer de V.S a tomada de medidas que visam a segurança do transeunte, tais como: Patrulhamento em trilhas, podendo ser realizado pelos destacamentos já existentes do CPAm, alternando os locais patrulhados, com mobilidade em caso de acionamento ou ocorrência; abordagem de pessoas em atitudes suspeitas; patrulhamento e rondas no entorno dos parques, podendo ser utilizadas as rondas das UPPs em comunidades limítrofes (GTTP), sistema que já se mostrou eficiente anteriormente. Também solicitamos a viabilização de que grupamentos especiais das polícias estaduais (GOE, CORE, BOPE, etc) possam realizar seus treinamentos em áreas dos Parques em questão e, assim, por consequência, criarem senso de presença das polícias em tais regiões.

A ocorrência sistemática e constante de assaltos, muitos a mão armada, vêm pondo em risco direto a segurança de todos os cidadãos usuários destas áreas. Entendemos que não é necessário que hajam ocorrências mais graves para que medidas sejam tomadas.