Cotas Já! Pela aprovação do PL 208/2009: Pela implementação de cotas para alunos egressos do ensino público com recorte étnico-racial nas universidades estaduais paulistas e escolas técnicas estaduais!

Destinatário: pricila2207@yahoo.com.br

Historicamente, poucos estudantes que entram nas universidades estaduais ou federais cursaram o ensino médio em escolas públicas. Na USP, Universidade Estadual de São Paulo, por exemplo, apenas 23,7% dos estudantes são oriundos do ensino público. Dado que 85% dos estudantes do ensino médio estão na rede pública, a parcela deles que ingressa na universidade pública é ínfima. Um grande setor da população fica excluído do ensino superior público e de qualidade.

Para mudar essa realidade, nós, abaixo-assinados, defendemos a aprovação do PL 208/2009, que reserva 50% das vagas nas universidades públicas, faculdades de tecnologia e escolas técnicas do estado de São Paulo para estudantes egressos do ensino médio público, com recorte étnico-racial proporcional à população negra e indígena do estado. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Carlos Giannazi,em parceria com a Rede Emancipa - Movimento Social de Cursinhos Populares, é um mecanismo muito importante para democratizar a universidade pública.

Parceiros nesta luta: Círculo Palmarino e UNEAFRO