Abaixo-Assinado (#609):

Manifesto dos Estudantes da UESPI acerca da Greve dos Professores

Destinatário: Governo do Estado do Piauí.

QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO! DE VERDADE


Os estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), abaixo-assinados, vêm por meio desta, manifestar sua opinião acerca das reivindicações pleiteadas pelo corpo docente da UESPI, bem como, manifestar opinião sobre a da condição estrutural da referida IES.


Reconhecemos como legítima e necessária a propositura de aumento salarial para os professores de nossa Universidade. O atual salário do nosso corpo docente está há muito defasado, não mais correspondendo a uma remuneração digna de tal classe profissional. O salário baixíssimo não estimula o professor a desenvolver o seu trabalho da melhor forma; não estimula novos profissionais a ingressarem no quadro de docentes da UESPI. Não é à toa que sobram vagas nos concursos para professor da Universidade Estadual do Piauí.

Essa luta por melhoria não é recente. Os professores da UESPI, a cada semestre, reúnem-se em assembléias e fazem paralisações de um ou dois dias, visando a abrir uma canal de comunicação com o Governo do nosso estado. Nós, alunos, observamos há vários semestres a ausência de resposta das nossas autoridades governamentais.

É com imensa insatisfação que acompanhamos a situação chegar a tal ponto: greve! Os alunos solidarizam-se com a causa dos professores. Vêem-na como justa e plausível. Sabemos também que a luta de nossos professores não se restringe apenas à questão salarial, também clama por recursos que venham a melhorar as condições de trabalho e ensino. Porém, paralelamente a isso, sentimos-nos oprimidos, privados de nosso direito mister: assistir a aulas! Mas não queremos qualquer aula. Dessa forma, não aderimos a uma greve. Aderimos a uma luta por aulas de qualidade, com professores satisfeitos e reconhecidos. Aderimos a uma luta por uma Universidade Pública com estrutura física e tecnológica adequadas.


Senhor Governador, Senhores Secretários, pedimos sinceramente que olhem pela UESPI. Muito se tem sido feito nesses 20 anos de história da nossa Universidade. Mas sabemos que o crescimento deve ser maior ainda. O material humano da UESPI é ímpar, e não pode ser tratado com este descaso. Falta-nos um apoio estrutural que deve ser dado pelo Governo do Piauí. Já passou da hora de o Governo do Estado mostrar que possui compromisso com uma educação superior de qualidade, que valoriza e dá dignidade a seus funcionários, em especial, à classe dos professores. Todo estudante deseja e merece ter uma um mestre reconhecido e capacitado.


Teresina - Piauí, 14 de abril de 2008.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.