Segurança no Distrito de Barão Geraldo - Campinas

Destinatário: Policia Militar, Policia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Campinas

Campinas, Novembro de 2010
ÀS
DIGNÍSSIMAS AUTORIDADES COMPETENTES E RESPONSAVEIS PELA SEGURANCA DO DISTRITO DE BARÃO GERALDO

Prezados Senhores,

Dados atuais obtidos junto à Sub-Prefeitura e os órgãos de segurança pública dão conta que o Distrito de Barão Geraldo tem 65.000 habitantes distribuídos em 74 bairros e com a maior renda per capita do município; em termos populacionais é maior do que 80% dos municípios do Estado.

Uma população flutuante atual de 80.000 pessoas circula diariamente pelo Distrito, principalmente com o objetivo de estudar nas três Universidades – Unicamp, Puccamp e Facamp -, trabalhar ou serem atendidas pela reconhecidas estruturas de saúde – Unicamp, CAISM, Centro Médico e Instituto Boldrini, dentre outras. Apenas nas universidades circulam quase 50.000 veículos por dia.

A criminalidade no Distrito aumenta dia-a-dia, e sua população resolveu manifestar-se das mais diversas formas, no sentido de chamar a atenção das autoridades com relação à segurança. A violência urbana está muito presente, vista em vizinhos, amigos, parentes e empresas locais – sem exceção.

A violência existe até mesmo quando as pessoas se vêem obrigadas a ficar trancadas dentro de suas casas, acreditando ser mais seguro. Deixam assim o seu direito de ir e vir, de liberdade, da falta de cuidado do Estado para com o assunto.

Não é justo pagar por segurança particular quando o Estado deve garantir constitucionalmente esse direito aos seus cidadãos, pagadores de altos impostos para todas as esferas. A segurança privada não cobre outras formas de violência que são praticadas e que agridem valores e princípios suportados por nossas leis, cujo cumprimento o poder público deveria fiscalizar e defender.

Bares sem alvará e festas irregulares promovidas por repúblicas de estudantes agridem o sossego noturno de vizinhos e moradores, dos quais muitos são crianças e idosos. Transformam - em muitos casos - ruas em banheiros públicos, vandalizam contra lixeiras fixas, carros e equipamentos públicos, isso sem contar o uso de álcool e/ou drogas, facilitadores indutores à criminalidade.

A Polícia Militar tem jurisdição que vai bem além dos limites do distrito e a Polícia Civil tem horário de funcionamento bastante reduzido. Ambas dispõem de recursos materiais e humanos insuficientes para atender a todas as ocorrências, originando assim a fixação de prioridades de atendimento, por si só muito frustantes para os anseios dos contribuintes. Para completar, oprograma Tolerância Zero da prefeitura do município aparentemente tolera a doença enquanto ela não se transforma em epidemia.

O objetivo central deste abaixo assinado é de unir o Distrito às autoridades políticas e policiais, para que, juntas, possam acabar com a onda de violência e criminalidade de forma efetiva, e ter condições de aplicar o Programa Tolerância Zero às infrações de nossas leis. Cumprindo o papel de vigia da sociedade, as principais reivindicações são:

• Atenção das autoridades e políticos com relação à segurança proporcionada pelas leis vigentes;

• Aproximar o policiamento do cidadão;
• Reduzir a jurisdição do Batalhão da Polícia Militar de Barão Geraldo aos limites do distrito, aumentar efetivamente seus recursos materiais e humanos de maneira condizente com a demanda existente;
• Ter um policiamento preventivo integrado, constante e ininterrupto em todas as localidades do Distrito da Polícia Militar e da Guarda Municipal;
• Melhorar as condições físicas, psicológicas e materiais dos policiais;
• Ter um serviço de investigação mais eficaz;

• Ter um plantão de 24 horas no 7º. Distrito Policial para evitar o deslocamento a noite e nos finais de semana ao já sobrecarregado 40 Distrito Policial, no Taquaral, ;
• Criar pontos comunitários móveis no Distrito – tal qual como no Cambuí e outros bairros do município;

• Exercer uma fiscalização, permanente de obras, de trânsito, sanitária e de eventos no Distrito, v .

O original deste abaixo-assinado ficará sob a responsabilidade da Comissão Organizadora e serão entregues cópias para quem se interessar, por tratar-se de um documento de interesse publico.

C/C. para:

• CPAI-2 - Comando de Policiamento de Área do Interior