Abaixo-Assinado (#8222):

Pela Revitalização Cultural e Ambiental do Campo de Santana

Destinatário: Exmo.Senhor Prefeito do Município do Rio de Janeiro

Ao Exmo Senhor Prefeito do Município do Rio de Janeiro
Sabemos que a Constituição Federal de 1988, reconhece o Estado como tutor da Fauna e da Flora de nosso País, tendo portanto a responsabilidade e o dever de cuidar do nosso Meio Ambiente, onde os animais estão protegidos em sua função ecológica, na extinção das espécies e contra crueldades cometidas contra eles.
O nosso Campo de Santana, ponto de referência do Rio de Janeiro, local outrora conhecido por sua importância no Cenário carioca e por sua beleza , está completamente abandonado, entregue à violência e a depredação do Patrimônio Histórico Nacional. Sua freqüência é péssima, marginais, mendigos , drogas, prostituição e sádicos que freqüentemente torturam e mutilam os animais que ali se abrigam. Isto tudo em meio a um cenário, sem POLICIAMENTO, pois a administração do Campo, após um bárbaro homicídio ocorrido lá, resolveu trocar a presença física dos policiais, por caríssimas câmeras de segurança. Sabemos que câmeras não amedrontam os marginais, fazendo com que o lugar se torne impossível de ser freqüentado pelo carioca.
As árvores centenárias, belíssimas estão sendo postas ao chão, sem motivo aparente e falta de conservação. Os lagos imundos, onde outrora foram habitados por lindos peixes e alegres patinhos, que encantavam, a nós e as nossas crianças.
Tínhamos inclusive garbosos pavões e as tradicionais cutias , agora contáveis nos dedos.
Precisamos de um Policiamento ostensivo, dentro e nas portarias do Campo, para que as pessoas se sintam seguras e para proteger também os animais, pois nenhum pode ser retirado do Campo sem o devido registro de adoção, Casinhas espalhadas pelo Campo, para abrigar os animais (como já foi um dia), Veterinários, medicamentos e alimentação de qualidade – vale lembrar que atualmente tais provisões tem sido mantidas precariamente com o sacrifício e desembolso de protetores que lá atuam. Na revitalização estão incluídas limpeza e manutenção dos lagos, da gruta, das esculturas, conservação dos bancos e armazenamento correto do lixo, que no momento se encontra a céu aberto. Cuidados com as árvores e
suas podas, evitando o corte impiedoso, pois devem ser acompanhados por profissionais que gostem de árvores, dando a cada espécie uma atenção específica.
Os “Animais Comunitários”, protegidos por Lei, terão seus direitos garantidos de alimentação de boa qualidade e cuidados médicos, com sala grande e limpa, para curativos e para os procedimentos de castração e sua devida recuperação.
Aulas de Educação Ambiental, oficinas de reciclagem, com o reaproveitamento do lixo do próprio Campo, compostagem com o material orgânico local, teatro,atividades para crianças e terceira idade, cinema ao ar livre, feiras de adoção.
Enfim, nossa proposta é revitalizar o aspecto ambiental e cultural do Campo de Santana, revitalizando inclusive o valor imobiliário do entorno.
Tendo a Constituição como referência determinante, por ser nossa Lei Maior, achamos por bem recorrer ao Sr. Prefeito para que com sua autoridade, constitua
um Conselho Gestor composto por Organizações da Sociedade Civil ligadas a Cultura, Meio Ambiente, Proteção Animal e Protetores Independentes, ambos já atuantes no local. Tal Conselho, evidentemente deverá ser Moderado pelo Município. Dando ao Conselho Gestor o direito de revitalizar e administrar o Campo de Santana, proporcionando a População Carioca a recuperação de seu Patrimônio Histórico. Constituindo-se em área de lazer devidamente policiada e respeitando o direito do cidadão de participar da gestão de sua cidade e da proteção de seus Animais Comunitários.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.