Não aos caminhões no bairro do Valongo - Santos/SP

Destinatário: Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET)

A finalidade deste abaixo-assinado é buscar providências junto a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) e demais autoridades responsáveis pelo tráfego pesado de caminhões oriundos da Av: Getúlio Dornellas Vargas e quando os motoristas chegam à altura da Praça Lions Clube, se utilizam do entroncamento obliquo a direita adentrando no início da Rua: Visconde de Embaré trafegando até a via lateral a esquerda formada pela interseção das ruas Visconde de Embaré e Senador Cristiano Otoni. No entanto, se verificarmos o Plano Diretor, contataremos que as respectivas ruas são consideradas vias restritivas ao acesso de caminhões, mas devido ao fechamento de desvio que existia anteriormente na Praça Lions Clube, Os condutores dos caminhões ora se utilizam aleatoriamente destas vias para fazerem o retorno e terem acesso ao Porto do Saboó. Entretanto, por ser uma zona residencial de pequeno comercio de proteção paisagística (ZPP) e de interesse social (ZEIS) a comunidade da região a que pertence aos já degradados bairros do Valongo, Chinês e Pacheco. Desta forma, reivindicam a interdição do trecho a cima citado, pelo fator acima apresentado e que vem provocando a anos a degeneração da saúde dos moradores e a degradação dos bairros em questão, atingidos pelo intenso e pesado tráfego de caminhões, provenientes da via Anchieta, tendo com destino o acesso ao porto se utilizando deste recurso diária, diuturna e incessantemente durante toda a semana e inclusive nos finais de semana não deixando espaço para o lazer das crianças e o descanso dos adultos. Pois, incessantemente reinam plenamente a insegurança, as trepidações e os ruídos, quais tornam cada vez mais insuportáveis a habitação no lar, à ponto de atrapalhar o direito do cidadão ter um sono reparador para manutenção da saúde e da vida.