Abaixo Assinado Contra a Corrupção no Senado:

Destinatário: Senado Federal

Nós, abaixo assinados, apoiamos este manifesto contra a corrupção no Senado.

Manifesto

Nós, cidadãos brasileiros, demonstramos nosso repúdio aos fatos envolvendo o Senado Federal e respectiva conivência por parte de setores políticos e sociais.

Os fatos, que vão do uso irregular da cota de passagens aéreas para amigos e parentes, 181 diretorias com salários entre dezoito e trinta mil reais, recebimento indevido de recursos públicos (peculato) como as verbas indenizatórias e mordomos, seguranças e diaristas particulares, atos secretos e inconstitucionais, nomeações de amigos e parentes para cargos públicos (nepotismo), e vários outros, culminando em impunidade e patrimonialismo.

A defesa ou omissão aos fatos é manifestação de cumplicidade ou anuência, inaceitável em todas as esferas, do cidadão brasileiro aos representantes da sociedade e instituições democráticas. Não concordamos com o silêncio da grande maioria dos partidos políticos. Não concordamos com a postura do presidente da República, minimizando os escândalos e difamando um importante mecanismo democrático, a Imprensa. Não concordamos que Sarney e outros parlamentares continuem impunes diante das evidências.

Se em ano de eleições a defesa elegibilidade de sucessores atormenta governo e oposição, prevalecendo sobre os valores éticos e morais esperados dos representantes populares, votaremos nos raríssimos políticos que adotarem uma posição clara e contundente contra a máfia instaurada em Brasília.

Clamamos que o Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União exerçam com rigor e transparência o seu papel fiscalizador, acabando com a impunidade que perpetua a corrupção no poder legislativo.

Quanto ao presidente do Senado, representante do coronelismo, das formas mais lacaias de corrupção, exigimos afastamento imediato. Sarney deveria enojar-se do uso que tem sido feito da renda nacional, tão custosa a seu povo, e não perpetuar a desonestidade e cafajestagem, marca histórica da exploração de um povo.

Sem um Legislativo honesto e transparente a democracia corre riscos. É em sua defesa que a sociedade brasileira exige tais providências.
X------X