Assédio Moral no Ministérios das Relações Exteriores - BASTA!!

Destinatário: Embaixador Antonio de Aguiar Patriota

Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Antonio Patriota,

em vista das recentes denúncias de assédio moral que têm sido feitas, tanto por servidores das carreiras do Serviço Exterior Brasileiro, quanto por funcionários locais contratados por Postos no exterior, pedimos que seja dado um basta nessa postura doentia e recorrente, nesse câncer que corrói o âmago do Itamaraty, privando-o de colaboradores competentes e dedicados que, ou pedem demissão, buscam outros órgãos através de novos concursos, ou terminam esmagados pelo peso dos impropérios, das falsas acusações, das humilhações e, não raro, adoecem.

A situação não pode mais continuar como está. Quando servidores comentam que determinado superior é educado e não grita como se isso fosse uma qualidade especial e rara, ao invés de ser o padrão normal de urbanidade e civilidade dentro de um órgão público - inclusive ditado como um DEVER do servidor públicom segundo a Lei 8.112/90 - fica patente o grau da doença institucional que presenciamos.

Embaixador Patriota, pedimos que este assunto seja tratado de forma séria e enérgica. Basta de panos quentes! Basta de premiar assediadores com remoções! Basta de tudo sempre acabar em pizza! BASTA!