Abaixo-Assinado (#1975):

Manifesto de Apoio do Campo Cultural a Pinheiro e Lídice

Destinatário: À cidade de Salvador

Nós – artistas, cientistas, intelectuais e pessoas vinculadas ao campo cultural – manifestamos publicamente nosso apoio à candidatura de WALTER PINHEIRO - LIDICE DA MATA à Prefeitura Municipal de Salvador pelas razões que expomos a seguir.

A cidade de Salvador é sempre lembrada como uma cidade habitada pela cultura, como um lugar cultural e berço da cultura brasileira. Mas Salvador também é uma cidade muito desigual, com forte exclusão cultural. Parte significativa da população soteropolitana não tem acesso à educação e a diversos bens artísticos, científicos e culturais. A desigualdade social e a discriminação racial, de gênero, de opção sexual, de idade marcam a cultura soteropolitana. A riqueza cultural de Salvador só pode ser afirmada quando lembramos da criatividade de nossa gente e da diversidade de culturas que produz.

Infelizmente o mesmo não pode ser dito historicamente acerca da atenção dedicada pelos poderes públicos municipais ao campo cultural, artístico e científico. Com raras exceções, a atuação da Prefeitura Municipal de Salvador tem sido frágil, quando não omissa e irresponsável.

Como espaço urbano e patrimônio histórico-arquitetônico, Salvador é muito mal tratada. Prova emblemática disto é a recente aprovação de um PDDU que não projeta a cidade em termos estratégicos; compromete seu presente e seu futuro; desconhece bairros populares; desconsidera espaços públicos; despreza a paisagem e agride o nosso patrimônio urbano, arquitetônico e ambiental. A cidade e a qualidade de vida são esquecidas como dados culturais vitais para seus cidadãos.

Além de não tratar a cidade como fenômeno cultural, a PMS tem investido muito pouco na cultura. A prefeitura dispõe de apenas sete equipamentos culturais, quase todos concentrados no centro da cidade. Temos apenas duas bibliotecas públicas municipais. Não possuímos nenhum centro cultural, em sentido rigoroso. Não temos uma secretaria municipal de cultura. O orçamento dedicado à cultura é muito reduzido. Nosso carnaval é organizado pela empresa municipal de turismo. Salvador ainda não possui seus conselhos municipais de Cultura; de Comunicação e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Enfim, hoje a PMS é totalmente negligente no campo cultural.

Precisamos dar um basta a esta triste situação. A cultura tem que ser uma das prioridades da nova gestão de Salvador. Ela tem de potencializar nosso rico patrimônio cultural, material e imaterial; democratizar a cultura; estimular a criatividade e melhorar a qualidade de vida de nossa população.

Queremos:
1. Amplo desenvolvimento cultural, artístico e científico que coloque Salvador no lugar que merece no país e no mundo

2. Um desenvolvimento que estimule a diversidade cultural; combata a desigualdade, a violência e todas as discriminações; valorize a cidadania; produza qualidade de vida; estimule as artes e as ciências; potencialize o patrimônio material e imaterial; gere emprego e renda.

3. Uma Secretaria Municipal de Cultura.

4. Conselhos municipais de Cultura, de Comunicação e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

5. Vigorosas políticas municipais em cultura, artes, comunicação, ciência, tecnologia e inovação, com a democratização e a ampliação dos investimentos e dos recursos da PMS.

6. A valorização da formação cultural e dos profissionais da cultura.

7. Estimulo à criação nas artes, nas ciências e em todos os campos da cultura: populares, eruditos e de massa.

8. O carnaval e as festas populares valorizadas e encaradas como manifestações relevantes de nossa identidade.

9. O acesso democrático e qualificado da população à educação, cultura, artes e ciência, tecnologia e inovação.

10. Uma cidade digital, com banda larga gratuita para os soteropolitanos.

11. A ampliação e a diversificação das redes de comunicação existentes em Salvador, garantindo a pluralidade de visões e a circulação de nossos bens culturais.

12. Uma efetiva transversalidade das políticas públicas de cultura, buscando potencializar sua articulação com políticas de áreas afins, em especial educação, mas também planejamento urbano, economia, turismo, esporte e lazer etc.

13. A intensificação do intercâmbio e das trocas culturais com outras cidades na Bahia, no Brasil, na América do Sul, na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na África, nas Américas, na Europa e no resto do mundo.

Queremos muito da nova gestão da Cidade de Salvador.
Queremos uma Salvador mais democrática, igualitária, justa, cidadã e criativa.
Queremos uma Salvador efetivamente cultural, com políticas públicas que nossa população e nossa cultura merecem.

Salvador, 07 de outubro de 2008

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.