Abaixo-Assinado (#2587):

Criação do PARQUE DA RESTINGA DE MARICÁ - RJ - BRASIL

Destinatário: Governo Federal Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura de Maricá

O ecossistema da restinga, o sistema lagunar, os sítios arqueológicos e as comunidades pesqueiras do entorno da laguna de Maricá ( estado do Rio de Janeiro) estão ameaçados de degradação e da extinção diante da implantação de um mega empreendimento imobiliário e turístico luso-espanhol que compreende prédios de apartamentos, hotéis, campos de golfe, centro comercial, condomínios, marina para 1000 barcos, canal cortando a restinga e dragagem do sistema lagunar.


Para conhecer melhor o tema e a localidade acesse o link no You tube: http://br.youtube.com/profile_videos?user=amazoniafilmes


A área ameaçada é uma Unidade de Conservação da Natureza estadual do tipo APA – Área de Proteção Ambiental. Compõe, também, o sistema da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como Área Núcleo, ou seja, que deveria ser preservada integralmente. Mesmo sendo uma área de reserva ambiental, a previsão é que de 45 mil a 100 mil habitantes ocupem este local com a instalação ilegal do empreendimento.


O Plano de manejo e o respectivo zoneamento, vigentes desde dezembro de 2007, foram elaborados pelo governo estadual sem a implantação de Conselho Gestor, sendo contrários aos dispositivos expressos nas Constituições Federal e Estadual e outras bases legais e normas ambientais.


A restinga de Maricá é a mais pesquisada no Brasil pelas universidades, como UFRJ, UFRRJ-Rural, UFF e UERJ. A produção científica conta com mais de trezentos trabalhos em várias áreas do conhecimento.


Nesse ambiente de extrema fragilidade são encontradas aves migratórias, espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção, sendo várias endêmicas, além de ser um local de proteção da costa contra a ação erosiva do mar. Abriga sítios arqueológicos e históricos e a COMUNIDADE PESQUEIRA CENTENÁRIA de ZACARIAS, consistindo num patrimônio ambiental, cultural, arqueológico e científico do estado do Rio de Janeiro!

Vamos defender o nosso patrimônio, apoiando a criação de uma nova Unidade de Conservação da Natureza: o Parque da Restinga de Maricá - RJ.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.