doença cronica seja reconhecida

Destinatário: cistiteintersticialcronica@outlook.com

Solicitamos que em audiência pública na comissão de Assuntos Sociais (CAS), que a doença cistite intersticial crônica seja reconhecida no hall de doenças crônicas e a oferta de tratamento adequado pelo sistema SUS e convênios particulares seja fornecidos, para os casos identificados.
A doença ainda não aceita, por muitos médicos e de difícil e demorado diagnostico e quando diagnosticado não há cura para doença.
É caracterizado pela doença, conhecido como dificuldades de urinar, emergência urinaria com dor, aumentada á noite obrigando pacientes a se levantar a noite muitas vezes, com dores pélvicas diárias crônicas, infecções urinarias freqüentes ou na bexiga que não se resolve com tratamentos adequados, sendo freqüentes em mulheres 9 vezes mais que o homem.
A sua característica principal é a dor que impede o paciente de trabalhar fazer suas atividades, trazendo irritabilidade, intolerância e aflição, a dor pode vim acompanhada de dor na uretra, vagina e região lombar, pode ser piorado com alimentos e ao esvaziamento e ao encher a bexiga.
A sensação de dor faz com o que o paciente tenha a necessidade de ir ao banheiro com a sensação de se ter um alivio, mas ao esvaziar a bexiga as dores aumentam e se tem um desconforto um ciclo de enchimento e esvaziamento com dores, em período de crises o paciente chega a ir ao banheiro até 60 vezes em 24 horas.
Sabe que essa condição resulta em baixa qualidade de vida, com importante impacto nas atividades diárias e também no sono nas relações sexuais, nos relacionamentos, interpessoais e familiares, resultando em quadros de ansiedade, depressão estresse em casos mais graves ao desemprego e até o paciente tirando a própria vida.
Necessitamos urgente de mais estudos adequados direcionados voltados as profissionais para que conheçam a doença e seja fabricado remédios seguros e comprovados para a doença, profissionais urologistas, ginecologista devido a doença estar co relacionadas , fisioterapeutas psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.
As causas da doença são totalmente desconhecidas.
Não existe diagnostico e exames específicos para descobrir a doença leva se o tempo em media de 05 anos, para que todas outras doenças, sejam descartadas, remédios tomados sem o diagnostico camuflam a doença e atrasam ainda mais o diagnostico certo.
A doença não tem cura é realizado somente o controle da doença ainda assim com pequenos resultados.
Precisamos de atenção aos pacientes com esta doença crônica do ministério da saúde, para o controle da doença e da melhor qualidade de vida do paciente com dor crônica, destacando a importância de remédios farmacológicos de tratamentos e o não farmacêuticos, acupuntura terapias e modificações na alimentação com nutricionista.
A doença demanda cuidado total ao paciente, o medico pode e tem um papel importante quando as dores se acentuam.
E muito importante, o cuidado o tratamento e total conhecimento através de estudos pesquisas por parte dos médicos e hospitais para tratar a doença.
Se a doença cistite intersticial, é uma doença crônica? se se entende como com esta definição da organização mundial de saúde, é uma condição permanente, incurável produz incapacidade e alguma limitação residual, tem causas não muito bem conhecidas, mais irreversíveis, exige educação e reabilitação para essa pessoa pode ter uma vida funcional?. Então preenche em um ou dois, mais todos os critérios para ser considerada como uma doença crônica nos termos sanitários.
A doença acomete na maioria no sexo feminino.
Se a sociedade e médicos não tiverem a informação e a consciência do que a doença causa na vida das pessoas os males que ela causa, o sofrimento que o paciente vai ter ao longo da vida, vai sofrer até quando com a medicina tratando com naturalidade a doença, sendo totalmente contraria com a experiência que os pacientes vivem diariamente.
O SUS o ministério da saúde tem que criar um grupo de estudo e tornar a doença mais conhecida e divulgada e o tratamento mais acessível.
O paciente não consegue receber um beneficio no INSS, devido a pericia não dar créditos devidos a falta de classificação a doença que até agora não se tem certeza se foi criado um Cid próprio para a doença e reconhecido pelo INSS, devido a falta de classificação da doença como crônica, não transmissível e sem cura.
O Cid da doença nos atestados médicos são de Cid 10 N 30.1 cistite intersticial crônica, até pouco tempo não se tinha um Cid próprio para a doença.
Os pacientes encontraram um canal de interatividade para dividirem as suas experiências dores e tentarem sair dessa situação difícil que se encontra em razão das dores diárias.
Nós como condição de pacientes da doença não escolhemos ter a doença não aceitamos essa condição e somos vitimas e prisioneiras dos sintomas, não escolhemos sofrer com a doença, pedimos ajuda com um grito de desespero, para que tenhamos direitos como todos os pacientes que tem doença crônica tem, a doença Ci cistite intersticial crônica tem que fazer parte do hall de doenças crônicas para garantir uma melhor qualidade de vida as pessoas que sofrem com está doença que roubou a alegria e o direito de viver sem dor, como qualquer pessoa normal.