Frase do Dia:

Ir para o AbaixoAssinado.Org

CFA/CRAs: fiscalizem as empresas públicas federais

Destinatário: Conselho Federal de Administração; Conselhos Regionais de Administração

Prezados Cidadãos e colegas Administradores profissionais,

Busca-se com esse abaixo-assinado garantir os direitos previstos em lei, a redução de desperdício de dinheiro público, o combate ao aumento das despesas públicas, a maior eficiência das empresas públicas, conforme prevê a CRFB 1988, art. 37, caput.

Busca-se também a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e, portanto, para isso acontecer, é preciso que se respeite a legislação.

Sabe-se que a qualidade dos serviços públicos está diretamente relacionado com o grau de qualificação dos profissionais que trabalham dentro das empresas Estatais, portanto, é imprescindível que os abusos sejam evitados e que os espaços profissionais sejam garantidos, conforme prevê a legislação.

Logo, pede-se com esse abaixo-assinado que o Conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração de todos os Estados, formem força tarefa para fiscalizar as empresas públicas federais.

O processo de fiscalização não é difícil e, em primeiro momento, não exige grande esforço, bastando uma simples edição de ofício do CFA/CRAs destinado às empresa pública federais, solicitando algumas informações básicas iniciais.

Indico, como sugestão, algumas das perguntas a serem realizadas no Ofício:

1) Solicitar a relação de funções gerenciais (Gerentes; Subgerentes; Chefes; Coordenadores; Supervisores) que integram a estrutura da empresa;

Objetivo: saber quais tipos de funções gerenciais existem dentro da empresa.

2) Solicitar a relação de empregados que ocupam funções gerenciais dentro da empresa;

Objetivo: saber quantos empregados ocupam funções gerenciais dentro da organização e quais são as funções.

3) Solicitar a indicação de grau de instrução dos empregados que ocupam as funções gerenciais dentro da empresa;

Objetivo: saber qual o nível educacional dos ocupantes das funções gerenciais dentro da empresa.

4) Solicitar a indicação de nível de instrução do cargo (cargo de nível fundamental/Médio/Superior) ocupado pelos empregados que ocupam funções gerenciais;

Objetivo: há situação que o empregado faz concurso para cargo de nível fundamental ou nível médio, porém pode estar sendo colocado para atuar como "gerente de RH", por exemplo. E, tal situação pode fazer com que Administradores profissionais que fizeram concurso para Administrador dentro da instituição não sejam aproveitados. Tal condição é desperdício de dinheiro público para a sociedade, pois gasta-se mais com a função gerenciais e, desperdiça-se dinheiro público não aproveitando os Administradores profissionais.

5) Solicitar informação sobre quantos Administradores profissionais diplomados existem dentro da empresa e que não ocupam função gerencial e quantos ocupam função gerencial;

Objetivo: É importante saber qual é a quantidade de Administradores e em que posição ocupam dentro da empresa.

Solicito seu apoio e assinatura e, para que este abaixo-assinado tenha o resultado esperado, peço que você compartilhe.

Caso algum membro do CFA e dos CRAs visualizem este abaixo-assinado, peço encarecidamente agir proativamente e editar os referidos Ofícios para enviar às empresas públicas federais.

Apoio: Shoptime | Americanas | Submarino | SouBarato | Mago das Ofertas