PEDAGIAÇÃO, CONCESSÃO E DUPLICAÇÃO DA ROD. JOÃO LEME DOS SANTOS

Destinatário: Secretário Estadual dos Tranportes Mauro Arce

Conforme informações apresentadas no Jornal Cruzeiro do Sul, a rodovia apresenta um volume diário médio (VDM) de aproximadamente 11 mil veículos por dia, sendo 7,5 mil somente no Km 112, onde está implantado o campus da Ufscar.
De acordo com normas técnicas do DER, um VDM superior a 5 mil veículos por dia justifica a duplicação de uma rodovia.
O Secretário Estadual dos Transportes, Mauro Arce, afirmou que todas as rodovias com volume diário médio (VDM) de veículos que justifique a duplicação são interessantes para a realização de concessão e explicou que a duplicação "seria mais ágil via concessão. Estamos fazendo um estudo que ficará pronto até o fim deste semestre".

Um projeto, que apontará quais tipos de intervenções necessárias na referida rodovia, está sendo elaborado pela Secretaria dos Transportes, “com a intenção” de que a obra seja realizada ainda em 2009.

A Assembléia Legislativa autorizou o Governo a realizar empréstimos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para investir na recuperação de rodovias. Os contratos aprovados em 2006, 2007 e 2008 somam US$ 586 bilhões, sendo que o orçamento da duplicação da rodovia estaria em torno de R$ 30,2 milhões.
A duplicação da rodovia é de extrema importância para a segurança dos que a utilizam, assim apoiamos a iniciativa. No entanto, não estamos de acordo com sua privatização, pois consideramos que a construção e manutenção das rodovias estaduais e federais são de responsabilidade do Estado, tendo em vista os inúmeros impostos pagos pela sociedade brasileira.

Tal ato acarretaria em um aumento substancial nos gastos de transporte devido a implementação de um PEDÁGIO neste trecho, além de aumentar os custos das passagens e mercadorias que obrigatoriamente passam por essa rodovia para entrar em Sorocaba, afetando, portanto também, os não usuários da rodovia, sejam eles estudantes ou trabalhadores.