FICA IMS BH

Destinatário: Admiradores do Instituto Moreira Salles em BH

Belo Horizonte, 8 de agosto de 2009.

Nós, fotógrafos, artistas e admiradores do IMS em geral, nos reunimos hoje neste espaço para lamentar a decisão de fechamento deste espaço.

Fomos surpreendidos por reportagens na imprensa mineira que destacavam a crise econômica e os custos de manutenção como os motivos principais para o encerramento das atividades do centro cultural. Acreditamos que tal contexto é temporário e não justificaria tamanha perda para o setor cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais, estado de onde surgiram a família e a instituição mantenedora do IMS. Pensamos ainda que a Instituição pode recorrer a leis de incentivo à cultura do município e do estado e, procurar parcerias, patrocínios, apoios que viabilizem economicamente a permanência deste espaço na cidade.

Manifestamos nosso admiração pelo trabalho aqui desenvolvido, que sempre ofereceu aos moradores de Belo Horizonte a oportunidade de participar e conhecer inúmeras manifestações culturais. Solicitamos que, em última instância, caso não seja possível a continuidade do Instituto:

• A exposição de Alécio de Andrade permaneça pelo menos até o final de Setembro, possibilitando um público maior para exposição da obra de tão relevante fotógrafo. Nenhuma das exposições montadas no IMS permaneceu montada por tão pouco tempo;
• Que mais uma exposição seja montada e permaneça até o final do ano.
• Que durante este período seja preparada uma transição que garanta que o espaço não seja fechado e que seja mantida sua destinação como espaço voltado para a promoção e desenvolvimento cultural.

É importante lembrar os esforços da prefeitura de Belo Horizonte, do Governo do Estado e de diversas instituições culturais e empresarias na requalificação do centro de Belo Horizonte e na implantação de um corredor cultural até hoje inédito no Brasil. A continuidade do Instituto Moreira Salles é, certamente, fundamental para o sucesso desta e de outras iniciativas voltadas para a promoção e para o desenvolvimento cultural.

Belo Horizonte não merece perder mais um espaço cultural. Ao contrário, precisa de vários outros.

Assinado,