Em defesa do Açude Velho da cidade de Santa Luzia-PB

Destinatário: Órgãos responsáveis pela defesa do meio ambiente e pelo patrimônio histórico

RESUMO
Este abaixo assinado defende a preservação e revitalização do Açude Pe. Ibiapina, conhecido como Açude Velho, no município de Santa Luzia, na Paraíba. Destaca sua importância ambiental e paisagística para a cidade, bem como seu valor histórico e cultural

MANIFESTO
A cidade de Santa Luzia (Paraíba) recebeu dos seus fundadores um presente que a torna privilegiada quando comparada à maioria das povoações do semiárido nordestino, o Açude Velho. No entanto, pela ação predatória de uns poucos, está perdendo esse patrimônio.
O barreiramento foi iniciativa de um dos primeiros proprietários de terras na região, Geraldo Ferreira Neves Sobrinho, e a povoação foi sendo edificada nas suas margens sul e oeste. A atual configuração data de 1863 e resulta de iniciativa do Padre Ibiapina em uma das suas temporadas em Santa Luzia, de criar uma frente de emergência para suprir de emprego e renda a população assolada por mais uma seca. Foi batizado “Açude da Caridade”, tornou-se patrimônio público e a responsabilidade pela manutenção, reparos e melhorias ficou com a administração municipal. A cidade não esqueceu seu benfeitor e rebatizou o manancial de “Açude Padre Ibiapina”, carinhosamente chamado “Açude Velho”.
Mesmo dispondo de outro com maior capacidade de armazenamento de água, construído na primeira metade do século XX por iniciativa do então Ministro da Viação José Américo de Almeida, o Açude Velho foi o preferido de muitas gerações, devido ao cais que circula parte da sua bacia, que facilita banhos, mergulhos e pesca de anzol.
No entanto, nas últimas décadas, esse patrimônio foi negligenciado por diversas gestões municipais e o Açude Velho hoje encontra-se em situação crítica, inservível para banho devido ao despejo de esgotos domésticos em sua bacia. Em decorrência disso, os peixes rarearam e suas águas tendem a se tornar criatório de mosquitos. Além disso, o leito está sendo invadido por construções irregulares, parte do cais corre o risco de ruir e, em alguns pontos, estão sendo despejados lixo e detritos diversos.
Nós, os signatários deste documento, nos recusamos a considerar o Açude Velho um estorvo para o crescimento da cidade. Ao contrário: ele é um dos principais motivos do nosso amor por ela. Está incrustado na nossa memória, na nossa história, embelezando uma das mais aprazíveis paisagens urbanas da Paraíba, contribuindo para equilibrar o clima nos períodos de calor e de secura do ar. Além disso, tem seu valor histórico, como marco da passagem, na cidade, do Padre Ibiapina, o Apóstolo do Nordeste, cujo processo de beatificação está sendo avaliado pelo Vaticano.