PRIORIDADE PARA QUEM TEM FIBROMIALGIA

Destinatário: Presidente da Câmara Municipal do Município de Tanhaçu, BAHIA

O que é?
Apesar de causarem muita dor no paciente, a principal diferença entre a fibromialgia e a dor neuropática é que a segunda ataca áreas específicas do corpo , ao contrário da fibromialgia que provoca dor generalizada. Geralmente, o problema está associado a doenças que atingem o sistema nervoso central. O Sistema nervoso é divido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo, pela medula espinhal, pelo sistema nervoso periférico (Nervos cranianos e raquidianos). A dor neuropática pode ser causada por alguns fatores, como alcoolismo, acidentes que afetam a coluna vertebral, fraturas e doenças infecciosas. Embora a causa da doença não seja conhecida, alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolver a doença. Embora a prevenção da fibromialgia não seja possível, algumas coisas podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida, tais como:

Exercícios físicos - converse com o médico sobre a possibilidade de começar a fazer exercícios físicos, pois eles podem ajudar a diminuir as dores. É muito importante seguir o ritmo do seu corpo e não exagerar durante a prática. Alimentação saudável - ter hábitos alimentares mais saudáveis pode ajudar a reduzir as dores da fibromialgia. Acompanhamento psicológico - uma doença que afeta tanto a qualidade de vida não é algo fácil. Procure um psicólogo para conversar sobre a situação.
Sinais e Sintomas
Além da dor muscular em todo do corpo, veja quais são os outros sinais e sintomas da fibromialgia: Fadiga;Depressão;Ansiedade;Problemas para dormir;Problemas de memória e raciocínio;Dores de cabeça;Enxaqueca;Formigamento nas mãos e pés;Dores na face e mandíbula;Problemas digestivos. O diagnóstico da fibromialgia é feito com base no histórico de saúde do paciente, não há um exame específico para diagnosticar a doença. Além do exame de sangue, o médico também poderá pedir exame de raio-X para identificar possíveis problemas e eliminar possibilidades.

Tratamento

Existem alguns tipos de medicamentos que são utilizados no tratamento da fibromialgia, veja quais são:

Anticonvulsivantes - indicados para tratar epilepsias e convulsões, também são usados no tratamento de alguns tipos de dor, como a fibromialgia. Antidepressivos - ajuda a aliviar a dor e a fadiga muscular causadas pela fibromialgia. Analgésicos - podem ser indicados para tratar a dor muscular da fibromialgia. Mas é importante lembrar que este e todos os outros tipos de medicamentos devem ser tomados apenas depois da indicação médica. Além dos medicamentos, o médico pode indicar algumas terapias para o tratamento da fibromialgia, por exemplo: Fisioterapia - indicada para fortalecer e dar mais flexibilidade aos músculos;Terapia ocupacional - ajuda no tratamento e na reabilitação;Psicoterapia - ajuda a lidar com as situações estressantes causadas pela doença. Como portador dessa doença que não tem cura, peço ao poder legislativo que, crie uma lei onde teremos prioridade de atendimento, pois devido às dores, não conseguimos ficar em pé nas filas... peço disponibilidade para medicação no sus, e, terapias como natação e, fisioterapia. Vaga de estacionamento e uma carteirinha feita pela Secretaria de Assistência social para garantir que a lei municipal seja cumprida.