Ensino Integral tem que ser OPCIONAL

Destinatário: Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e ao Núcleo Regional da Educação do Estado do Paraná

Somos um grupo de mães de Ponta Grossa -PR que se uniu para lutar pelo direito de escolha sobre a educação dos nossos próprios filhos.
O Plano Municipal de Educação em nossa cidade é que até 2025 o ensino integral deva abranger 100% da rede municipal de ensino. Algumas escolas estaduais já estão aderindo a este mesmo modelo.
É uma excelente notícia para os pais que trabalham, estudam ou estão em situação de vulnerabilidade e precisam que os filhos passem o dia todo na escola para garantir uma boa educação, assistência e alimentação.
Mas esta não é a realidade de todas as famílias. “Nem todos precisam do período integral. Se fosse opcional sobraria vagas para aqueles que realmente precisam” comenta uma das mães.
Há mães e pais que trabalham no período da tarde e noite e que não estão tendo tempo para desfrutar com seus filhos pois eles precisam ir bem cedo para a escola. Também tem aqueles que têm a saúde debilitada, comorbidades ou que têm restrições alimentares e que o estudo em tempo integral acaba sendo um verdadeiro martírio para a família.
"Principalmente crianças que tem comorbidades, autismo, TDHA sofrem muito. Eles não conseguem passar o dia todo na escola, são forçados a ficar." comentou uma professora com uma das organizadoras do grupo.
As crianças passam aproximadamente 9 horas na escola neste sistema. Neste tempo de pandemia, a dificuldade de passar um período tão prolongado aumenta pois as crianças precisam usar máscara durante o dia inteiro.
“Temos que ter o direito de escolha, não é possível que possam obrigar nossos filhos a ficarem tanto tempo longe da família” argumenta uma mãe.
Este grupo se une em defesa do ensino parcial (meio período). “ Não queremos acabar com o ensino integral. Sabemos da necessidade de muitas famílias em terem seus filhos na escola em tempo integral” comenta uma das organizadoras do movimento. “Buscamos apenas pelo direito de escolha de cada família de acordo com suas necessidades” completa.
Elizabete Novak, mãe de aluno, formada em magistério e pedagogia diz: "Sou contra a obrigatoriedade. Entendo que muitas mães precisam que os filhos passem período integral na escola, mas há muitas mães que não tem o mesmo interesse por razões pessoais e isso gera um grande desgaste emocional para todos."
Outra mãe e professora do grupo desabafa: “ Como mãe, entendo a necessidade de deixar minha filha em tempo integral na escola pois não tenho com quem deixar, mas como professora é cansativo pois vemos o cansaço dos alunos, eles não querem saber de estudar.” comenta.
"É Muito triste ver as crianças de 5 a 7 anos dormindo desconfortáveis na carteira a tarde" comenta outra professora.
Cada criança responde de uma forma diferente às situações. Enquanto algumas adoram estar em ambiente escolar durante o período integral, outras estão sofrendo, ficando irritadas, doentes, tristes e desmotivadas.
Diante dessas situações é que pedimos uma mudança na política da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa para a implementação da não obrigatoriedade do ensino integral nas Escolas e CMEIS do município e do Núcleo Regional da Educação para a implementação da não obrigatoriedade do ensino integral nas Escolas Estaduais.
Pedimos em nome de todas as mães e responsáveis que o ensino em PERÍODO INTEGRAL seja OPCIONAL. Assim, mais vagas serão abertas para aqueles que realmente precisam, mais crianças terão a oportunidade de terem uma boa educação e prazer em estar no ambiente escolar sendo integral ou parcial de acordo com a decisão da família visando o bem estar de cada criança. Assine abaixo para nos apoiar e compartilhe para que mais pessoas possam apoiar nossa causa: O ENSINO INTEGRAL TEM QUE SER OPCIONAL!