Abaixo-Assinado (#57281):

Reconhecimento Pedagógico aos auxiliares de creche de Recife Pernambuco

Destinatário: Prefeito João Campos

RESUMO SOBRE O QUE É O *RECONHECIMENTO PEDAGÓGICO* PARA OS ADIS:

RECONHECIMENTO PEDAGÓGICO: MUDAR A ESCOLARIDADE DO CARGO DE ADI
*Ensino médio ➡ Normal Médio/Magistério*

❗Reconhecendo a importância da formação para a atuação do profissional da educação infantil❗

🔉Ou seja, nos reconhecendo enquanto *educadores que somos*. Não apenas educadores como o porteiro ou a merendeira ou o professor, mas um profissional que faz apoio direto à criança no espaço escolar.

• O cargo de ADI foi criado em 2005, por uma Lei Municipal. A escolaridade exigida era o *Magistério*, mas, 1 ano depois, a escolaridade foi mudada para ensino médio.

• Em consequência, tem ADIs de diversas áreas (muitos nunca trabalharam com educação). Mas as atribuições permaneceram as mesmas. Ou seja, temos um cargo com MUITA responsabilidade, mas *nenhum reconhecimento e valorização*.

• SIM. Brincar, dar o banho, alimentação, repouso, brincadeiras no parque etc *SÃO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS SIM*, e de MUITA RESPONSABILIDADE, porque envolvem a FORMAÇÃO HUMANA da primeira infância. É preciso planejar todos esses momentos e atuar, com conhecimento e habilidade, para saber como fazer, focando o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA, em todos os seus momentos dentro da creche.

• DEIXANDO CLARO: aprender a se lavar, a respeitar o próximo, a segurar uma colher, a experimentar um alimento novo, a falar e a andar são COMPETÊNCIAS *tão importantes dentro da ESCOLA* quanto aprender a primeira letra do seu nome ou a contar de 1 até 10.

• PORQUE A CRECHE É ESPAÇO *ESCOLAR*, definido em LEI.

• Não é apenas a ASSADIR que diz isso, mas os grandes estudiosos e pesquisadores da Educação ao redor do mundo, além de vários documentos oficiais do Brasil, como a *Política Municipal de Ensino de Recife* e as leis nacionais sobre a Educação.

• Muitos pensam que o cargo de ADI se trata de uma babá das crianças, quando na verdade se trata de um *EDUCADOR INFANTIL*.

• Auxiliar as crianças e o professores envolve TOMAR DECISÕES. ENVOLVE UMA SÉRIE DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS. É preciso profissionais habilitados na teoria e prática, para intervir quando a criança precisa.

• Exemplo: como ajudar a criança a superar tal dificuldade? Como falar com ela? Como lidar com a agressividade? O que essa criança precisa para se expressar melhor? O que eu preciso fazer para melhor entendê-la? Que atividades/brincadeiras propor em determinado momento da rotina? São algumas dentre milhões de situações que não podem ser resolvidas por meio do improviso. *Ações equivocadas influenciam negativamente na vida das crianças para sempre*.

• Todos que fazem a Educação não devem esquecer de que a creche é espaço de APRENDIZAGEM, de DESENVOLVIMENTO, não um depósito de crianças.

• Repetindo: *creche não é depósito.*
*Creche não é clube de lazer.*
*Creche não é abrigo.*
*Creche não é assistencialismo.*

• Portanto, para trabalhar na creche, o profissional deve ser habilitado, deve SABER *COMO* E *O QUÊ* FAZER PARA AJUDAR AS CRIANÇAS A SE DESENVOLVEREM de uma forma QUE *RESPEITE O TEMPO E A NATUREZA DE CADA CRIANÇA*.

• A NECESSIDADE DE *FORMAÇÃO ESPECÍFICA* para a função está determinadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, além da própria Constituição.

❗Por isso, buscamos que a Prefeitura corrija esse erro histórico, mudando a escolaridade do cargo de ADI para, no mínimo, magistério/normal médio, de forma semelhante como foi feito no *Rio de Janeiro* e outras tantas cidades, como *Jaboatão*, *Paulista* e
*Sirinhaém*:

Jaboatão dos Guararapes
Auxiliar de Educação Infantil
*Normal Médio, Magistério ou Pedagogia*
http://diariooficial.jaboatao.pe.gov.br/30-de-maio-de-2018-xxviii-no-088-jaboatao-dos-guararapes/

Sirinhaém
Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
*Normal Médio ou Magistério*
http://www.sirinhaem.pe.gov.br/doc_sirinhaem/Edital_PSS01.2017_NMFE_001_Medio_Fund_Elementar.pdf

Paulista
Auxiliar de Creche
*Normal Médio ou Magistério*
https://www.paulista.pe.gov.br/edital-para-publicacao-final.pdf

*Conquista dos Agentes do Rio de Janeiro:*

https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/12/5845772-lei-que-muda-a-escolaridade-dos-agentes-de-educacao-infantil-e-sancionada.html

• Após 11 anos, a Prefeitura do Rio de Janeiro *concedeu a mudança de escolaridade para 5.000 agentes de educação infantil*. Enquanto que, em Recife, *estamos há 13 anos sem reconhecimento pedagógico* sendo cerca de 800 ADIs na rede.

🔊 Existem ADIs que estão respondendo a processo administrativo por não aceitar o desvio de função. Estamos sendo coagidos a violar os direitos da criança, pois não somos professores. E ainda estamos assumindo as turmas na ausência do professor, seja de manhã ou de tarde!

❗Prefeitura, *reconheça o ADI* e *coloque Professor à tarde em todas as creches*!
❗As crianças tem direito à uma Educação de QUALIDADE, *chega de enrolação*!

🔉O QUE MUDA COM O RECONHECIMENTO:

• Direito à acumulação de cargo público.

• Futura adequação do vencimento, coerente com a nova formação.

• ADIs podem reivindicar aposentadoria especial.

• Poderá ser disposto tempo para todos os ADIs que já estão ocupando o cargo busquem a nova formação. A própria Prefeitura pode fornecer o curso.

• Os próximos concursos deverão exigir o pré-requisito, aumentando a qualificação dos educadores da rede.

• IMPORTANTE: *ADI NÃO É PROFESSOR*, são cargos e funções diferentes, que devem trabalhar juntos e diretamente com as crianças para um mesmo fim: o desenvolvimento infantil.

• ADIS, mesmo com a formação de magistério, não são professores regentes. Ou seja, após o Reconhecimento, *não vamos repor aula, nem substituir professores, nem trabalhar no sábado.*

🔈Lembrando que essa mudança de escolaridade, pode acontecer sem problemas, *desde que não mude a natureza do cargo*. Mudanças já foram realizadas em vários lugares do Brasil e em Recife também: *o cargo do próprio Geraldo Júlio foi alterado!*

• É importante ressaltar que o trabalho de ADI, mesmo desvalorizado, é *MUITO IMPORTANTE*, porque trabalhamos com a educação de vidas humanas no seus primeiros passos.

• A primeira infância é a base de tudo na vida do ser humano, como comprovam *diversas pesquisas científicas*. Muitas são as pesquisas e documentos do MEC que também comprovam a *necessidade de formação em educação para os auxiliares* na Educação Infantil.

• A Educação Infantil *não é feita de prédios*.
Não adianta apenas uma boa estrutura.
Educar *não é apenas a presença da criança em uma sala.*
Educar *não é apenas garantir boa alimentação.*
Tudo isso é importante. Mas não é suficiente para uma Educação Infantil de qualidade.

• A Educação Infantil de qualidade é feita por pessoas que *entendem o que estão fazendo, com atividades ricas para o aprendizado crianças*.

• A AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMEÇA QUANDO A CRIANÇA ENTRA NA CRECHE E TERMINA QUANDO A CRIANÇA SAI. *O PROFESSOR PRECISA ESTAR INTEGRALMENTE*, por isso lutamos também para ter professores à tarde nas creches, dando fim aos desvio de função que sofremos e a precarização do serviço público.

• EDUCAR ENVOLVE INTERAGIR COM A CRIANÇA EM TODOS OS MOMENTOS, e *trabalhar em equipe*, planejando, observando com foco na avaliação da criança em atividade, executando as atividades e avaliando os projetos. É o papel do Professor, conjuntamente com os ADIs da turma. *Todos os educadores são importantes* e, como já sabemos, o educar e o cuidar são *inseparáveis*.

• Além disso, nós ADIs precisamos estar *sempre* estudando, tendo respeitada a formação continuada para o cargo, e trabalhando de maneira a oferecer um serviço de qualidade para as crianças e a comunidade.

🔊O Reconhecimento pedagógico é uma luta por *valorização profissional* e uma consequente Educação Infantil de *qualidade*!

QUEM VALORIZA O EDUCADOR, VALORIZA A EDUCAÇÃO!

*RECONHECIMENTO JÁ*❗

Nota Explicativa 1/2020 - Direção da ASSADIR

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.