Abaixo-Assinado (#60143):

Nota publica de repudio as falas neonazistas e antisemitas de Janaina Botelho

Destinatário: 1pjtc.novafriburgo@mprj.mp.br

Carta aberta com respeito as falas antissemitas da apresentadora Janina Botelho.
Em recentes comentários divulgados em suas redes publicamente, a historiadora e presidente da academia de letras promoveu ódio contra judeus, exaltou Hitler como conselheiro e deu declarações de apoio ao grupo terrorista Hamas, responsável por crimes brutais contra diversas minorias, além de, espantosamente, se declarar antissemita sem qualquer constragimento.
Além dos comentários racistas, promoveu teorias absurdas com respeito aos judeus e Israel, e justificou seu antissemitismo com ter feito um documentário sobre Jaime Segal que é judeu, mas ao ser convidada para um debate público por seu neto, negou dizendo “ não ser especialista em oriente médio” enquanto paralelamente nas redes sociais, ensinava aos demais, suas teorias completamente ignorantes e sem nenhuma base historiográfica. Seguimos aguardando que ela aceite um debate publico sobre o tema, em seu programa ou em outro local, onde mostraremos que sequer como historiadora do oriente médio merece qualquer crédito.

Entre as falas antisemitas ou neonazistas destacamos:

“ Eu sou antisemitista ultimamente, gente nojenta”
Antissemita é uma expressão usada para classificar pessoas preconceituosas que tem ódio a judeus, a quem Janaina se refere como “gente nojenta”. Chama atenção que a autora de tais frases odiosas, não saiba nem mesmo escrever antissemita apesar da posição de mais alto prestigio na academia friburguense de letras.

“ judeus canalhas”
Nessas fala Janaina deixa claro e inequívoco que seu ódio é relacionada a judeus

“ malditos judeus sionistas que Hitler nos alertou”
Sionismo é uma parte integrante da religião, cultura e história judaica a ponto de praticamente todo livro e festival judaico ser sobre isso. Imaginar que só os judeus não deveriam ter direito a emancipação, é antissemitismo em si. Obviamente Hitler não perseguia sionistas, mas sim todos os judeus. Ninguém deveria precisar explicar porque promover conselhos do pior genocida de judeus e de diversas outras populações da história, em pleno século 21, é uma prática odiosa e racista.

Em outra fala ainda a historiadora diz: “Eu estou com o hamas” e envia um coração.
O Hamas é um grupo jihadista que prega abertamente um califado global e persegue brutalmente diversas minorias. Ele está ligado a uma rede que promove atentados terroristas no mundo todo. Há 18 anos o Hamas aterroriza inclusive a vida de palestinos, com tribunais medievais baseados na Sharia, que por exemplo, executam dentro da lei, opositores, adulteras, gays, pessoas que se convertem do islamismo para outras religiões. Desde o inicio do controle do Hamas da faixa de gaza, em menos de 20 anos, 70 por cento da população cristã fugiu ou foi assassinada.

No mesmo tópico ela ainda curtiu a seguinte fala: “ é melhor leva – los ( os judeus) de volta para Polônia e Ucrânia”.
Aqui na verdade, ela defende que judeus, inclusive sobreviventes do holocausto e seus descendentes, sejam retornados forçadamente para países onde eles foram brutalmente perseguidos e dizimados pelos nazistas.

“Malditos sionistas, vocês são o lixo da humanidade e vão pagar caro por isso. Se preparem para uma nova onda de antissemitismo”
É bem obvio que ameaçar com uma nova onda de antissemitismo, se refere a todos os judeus. Antisemitismo não está relacionado a sionistas, ou a Israel, está relacionada a judeus. Esse tipo de discurso inflamatório é recorrente em perseguições a judeus e leva a ódio, agressões e assassinatos reais.

Por último a apresentadora publicou, uma comemoração por ter se tornado superfã de terrorista chamado Motaz Azaiza, que estava dentro de um dos carros do hamas, filmando ao vivo enquanto pessoas eram brutalmente violentadas e sequestradas, no veiculo que ele estava.

Além de todas essas falas vis contra judeus em favor de hitler, destacamos também que ela disse o seguinte a respeito da policia militar:
"Policia Militar e bandidos são a mesma coisa."

Esperamos que a sociedade se manifeste, que ela se retrate, compareça a um debate publico e que antissemitismo, neonazismo e ódio a policia ou a outras minorias não sejam tolerados.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.