Rodoanel Trecho Norte NÃO!

Destinatário: Ministério Público Federal

Nós abaixo assinados somos contra a proposta do Dersa e do Governo do Estado de São Paulo de Traçado do Rodoanel Mário Covas na Zona Norte de São Paulo por não haver nenhuma avaliação técnica longitudinal das consequências do aumento de CO2 na atmosfera com a instalação do Rodoanel no traçado norte proposto. Por estar ameaçando de destruição áreas ainda preservadas como a várzea do Guaraú, a fazenda Santa Maria e o Clube histórico da Sabesp, além de outros. Queremos que as agendas locais de desenvolvimento sustentável do município sejam cumpridas ampliando as áreas verdes de São Paulo e melhorando a qualidade de vida do cidadão. Queremos que as comunidades do entorno da Serra da Cantareira se tornem uma barreira para a ocupação irregular, do qual o Rodoanel é indutor, através da implementação de políticas de Educação Ambiental. Queremos que os 5 bilhões de investimentos que virão sejam colocados em Educação, transportes coletivos como metrô, linhas cicloviárias e segurança para a população.

Retomamos uma ação iniciada em 2004 que mobilizou a população numa passeata com 4.000 pessoas e fez ouvir os reais impactos do Rodoanel para a Maior Floresta Urbana do Planeta, paralisando as obras na região da Cantareira.

Com a construção do trecho norte Cantareira serão desmatados aproximadamente 100 hectares da zona de amortecimento da Serra, o que irá sem dúvida alterar substancialmente a qualidade de vida dos bairros de seu entorno, aumentando a propensão das ilhas de calor na região Norte e demais regiões paulistanas que já sofrem com as mudanças climáticas e com a poluição devido à expansão descontrolada da mancha urbana.

A Cantareira, além de ser a maior floresta urbana do planeta, é a grande responsável pela dispersão de poluentes e regulação climática da cidade de São Paulo, além de ser o único remanescente nativo de mata atlântica na cidade de São Paulo, maior cidade da América Latina, e responsável pelo abastecimento de água de milhões de habitantes. Para mais informações acesse http://www.znnalinha.com.br/blog_rodoanel/index.php

Participe da Passeata que acontecerá dia 27/11 com concentração na Praça Dona Mariquinha Sciascia, e saída as 15:00hs rumo ao Horto Florestal.