ABAIXO-ASSINADO PELA DEMOCRACIA: CONTRA O AUTORITARISMO DO PREFEITO DÁRIO BERGER

Destinatário: Prefeito Dário Berger

Nós, abaixo-assinados, vimos a público manifestar nossa posição e denunciar mais uma tentativa do prefeito Dário Berger, de Florianópolis, de querer controlar a soberania e a autonomia da Câmara de Vereadores da Capital, ao tentar acabar com o mandato partidário do Vereador LINO PERES, do PT. A manobra ocorre num momento de retomada dos debates e das mobilizações políticas pela gestão democrática do Plano Diretor Participativo; pela gestão pública do transporte coletivo; pelas salvaguardas sócio-econômicas e ambientais das Baías; pela fiscalização e controle social das obras do PAC, particularmente no Maciço do Morro da Cruz, e dos demais recursos públicos; e pela definição e aprovação do Plano Municipal Integrado do Saneamento Básico. A ação do Prefeito também acontece logo após o Executivo ter tomado conhecimento da assinatura do Vereador LINO PERES ao pedido de abertura de CPI para apurar as denúncias de corrupção na gestão financeira e política da AFLOV (Associação Florianopolitana de Voluntários), presidida pela primeira-dama do Município, entidade que explora sete estacionamentos no Centro da cidade, sem licitação e transparência na aplicação dos recursos. No dia 19 de Abril, o prefeito da Capital exonerou o seu Secretario de Turismo, Cultura e Esporte, Marcio de Souza, ex-membro licenciado do Partido dos Trabalhadores, para que o mesmo reassumisse o cargo de titular na Câmara de Vereadores. Por isso, vimos a público afirmar nosso irrestrito apoio à permanência do Professor LINO PERES no mandato do PT. As suas ações parlamentares, de forma transparente e ética, resgataram os compromissos históricos do partido e do conjunto das forças progressistas organizadas nos partidos e movimentos sociais, em respeito às demandas da sociedade, pautando-se pela mobilização da sociedade e das ações na Câmara de Vereadores, em defesa das maiorias na cidade e do meio ambiente, com qualidade de vida digna para todos e todas; em defesa da autonomia entre o poder legislativo e executivo; em defesa da gestão democrática e do controle social das políticas públicas; pela promoção da probidade administrativa e pelo combate à corrupção como condição básica para construção de uma cidade mais justa, democrática, fraterna e solidária, com a promoção de sua sustentabilidade social e ambiental, para esta e nossas futuras gerações!

Florianópolis, SC, Abril de 2011