Pela preservação do Horto florestal Padre Balduíno Rambo em São Leopoldo - RS

Destinatário: Governador Tarso Genro; Reitor da Unisinos Padre Marcelo Aquino; Prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi.

Nós, abaixo assinados, declaramos nossa inconformidade com o Projeto Unitec/Tecnosinos, apoiado pela Prefeitura de São Leopoldo, que pretende transformar em parque industrial 55 hectares de mata nativa (misturada com uma floresta de eucaliptos adaptados à região há mais de cinquenta anos), dentro do Horto Florestal Padre Balduíno Rambo. A área pertence à Fundação Zoobotânica e está sob responsabilidade do Estado, abandonada, sem cerca e sem segurança, sem projetos de conservação ou de manutenção, mas não está invadida e abriga animais silvestres, pássaros, répteis e insetos das mais variadas espécies que não terão para onde fugir e serão exterminadas se o parque industrial for instalado. Este pedaço de mata é uma das últimas reservas de oxigênio em área extensa de toda a região metropolitana da Grande Porto Alegre. Pedimos providências para o cercamento e a transformação da área em unidade de conservação ambiental, para que possa servir à pesquisa biológica e botânica, o ecoturismo, o lazer ecológico e a educação ambiental.