Abaixo-Assinado (#9336):

Jaguncismo e privatização em Nova LIma, MG

Destinatário: Aos cidadãos de Nova Lima,

Protestamos contra as agressões que o professor Fernando Massote vem sofrendo nos últimos anos na entrada do Bairro Ouro Velho, em Nova Lima. Elementos desorientados, que freqüentam a área como proprietários e/ou funcionários da Associação do “Condomínio”, instigados pelos seus patrões, agitam o local contra o professor. Já cometeram todo tipo de agressões: palavrões, agressões físicas e ameaças de toda sorte. Dirigimo-nos hoje à população, já que as autoridades sabem da história e não tomam medidas para pôr um basta nessa situação, expondo as pessoas a iminentes e graves conseqüências.
A razão dessa sanha contra o professor é que ele se insurgiu contra a política de uma minoria, que quer porque quer fechar o seu bairro e outros, em toda Nova Lima, contra a lei, ferindo os direitos dos moradores que já pagam corretamente seus impostos, com cobranças extorsivas!
As últimas agressões foram feitas por um tal de José Eustaquio não sei de quê, morador da Alameda Castanheiras, próximo à cancela que fecha arbitrariamente o BAIRRO. Ali, bem na entrada do BAIRRO que é zona residencial, ele mantêm uma estrebaria. Além do mau cheiro permanente, o morador solta freqüentemente seus cavalos na rua, onde passam dias inteiros, obstaculando o trânsito de veículos e pessoas. O local não pode hospedar uma estrebaria: suas ruas e praças pertencem ao povo que tem o direito constitucional de circular à vontade. A política agressiva da “Associação do Condomínio” que invade o espaço público com todos os tipos de abusos não pode ser tolerada e as autoridades devem agir para coibir as arbitrariedades.
O criador de cavalos não sabe conversar e é uma pessoa violenta. Sente-se “dono do pedaço” e hostiliza, em primeiro lugar, a lei e a convivência civilizada. Ele procura se articular com outros elementos, que também se sentem como coronéis locais, atiçando-os contra o professor. Para isso ele se utiliza sistematicamente de um chicote, feito de couro cru e duro para manejar seus animais. Brandindo o chicote como um cawboy das antigas gerais, ele ameaça e agride as pessoas. Tentou fazer isto com o professor que reagiu energicamente evitando as graves lesões que a frustra lhe causaria.
Esta é uma situação bem característica do comportamento de certos “coronezinhos” de Nova Lima que lembra o dos fazendeiros escravistas do Império e/ou da primeira República. É uma situação intolerável que as autoridades de Nova Lima não combatem e toleram contra a lei e a civilidade. Queremos aqui protestar contra todas as autoridades responsáveis pela ordem pública – do prefeito às autoridades judiciais, civis e militares - que permitem essa situação inaceitável e adverti-las das conseqüências violentas e ilegais que advêm ou podem advir desses fatos muito graves.
O professor Fernando Massote é doutor graduado pelas universidades européias e professor aposentado da UFMG. Ele tem uma longa história de luta em defesa dos direitos civis e políticos no País e num longo período em que viveu fora dele. É pessoa muito conhecida em nosso País e fora dele. Ele é hoje um dos dirigentes da vanguarda da luta contra os falsos condomínios ou privatização do espaço público em Minas Gerais e no país. Ele vem organizando um vasto movimento social, jornalístico e político que culminou em três audiências públicas contra a privatização do espaço público. Elas aconteceram na Câmara Municipal de BH, onde o professor é cidadão honorário, na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Nova Lima.
Vamos entrar nessa luta. Ela é de todos nós pela paz e o desenvolvimento de toda a nossa região!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.