Criação da Unidade de Conservação da Floresta de Butiazais de Tapes/RS

Destinatário: Presidência do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Ministro de Estado do Meio Ambiente e Presidência do Conselho Nacional do Meio Ambiente, Representante Nacional e Estadual do IBAMA

Criação da Unidade de Conservação da Floresta de Butiazais de Tapes/RS

Nós, os abaixo-assinados, através deste instrumento nos manifestamos à favor da criação da Unidade de Conservação da Floresta de Butiazais de Tapes/RS

Tal floresta, de 1920 à 1960, produziu com a exploração da crina vegetal dos Butiazais que existem entre Barra do Ribeiro e Tapes, no Rio Grande do Sul, a riqueza econômica de um período da comunidade de Tapes.

Calcula-se que a idade dos butiazairos sejam de 300 anos. Vários estudos comprovam a importância e necessidade de ações para a preservação e conservação desta floresta.

Este local, de rica diversidade biológica, de recursos naturais e hídricos importantes conforme estudos do PROBIO através da MCN-FZB/RS, sendo ela uma floresta histórica e arqueológica, rara do ponto de vista paisagístico, além de servir de abrigo para várias espécies ameaçadas de extinção, agora corre riscos com os avanços dos eucaliptos

Estaremos encaminhando este abaixo assinado, para o CONSEMA/RS, MMA/ChiBIO e IBAMA, com cópia para conhecimento e atuação do CONAMA, e possamos reverter este quadro de preocupação a qual a floresta está sendo submetida e na qual várias espécies animais poderão sofrer as conseqüências das agressões ao ecossistema.

Pedimos apoio de todos os ambientalistas ativistas do Rio Grande do Sul e Brasil, além de militantes ativistas do exterior, para que assinem este abaixo-assinado em defesa da Criação da Unidade de Conservação dos Butiazais de Tapes.

Solicitamos também, que os órgãos do Governo Federal, como o IBAMA, avaliem esta situação, que coloca em risco a Biodiversidade de um manancial de natureza único, raro e de grande valor para o equilíbrio dos ambientes associados e interligados na manutenção da vida da flora, fauna e dos recursos hídricos necessários para a conservação da natureza.