Abaixo-Assinado (#2762):

Carta ao MEC

Destinatário: elianebettocchi@historias.interativas.nom.br

Recentemente temos acompanhado as reformulações do ensino superior propostas pela Reuni, e, particularmente, ficamos muito esperançosos em relação à aplicação da interdisciplinaridade nos cursos de graduação.
No entanto, gostaríamos de partilhar uma angústia que nos vem assolando: a obrigatoriedade de ser portador de diploma de graduação na área na qual atuamos como docentes, ainda que sejamos mestres ou doutores na referida área. Isso têm nos impedido de participar de concursos para docência em diversas universidades públicas, mesmo sendo portadores de diploma de mestrado e doutorado na área do concurso. Entendemos a importância da graduação, mas a atual exigência minimizou em muito os títulos stricto sensu e tem tirado as possibilidades de traballho de muitos recém-doutores e recém-mestres. No exemplo do Design, em que só existe, até o momento, um único programa de Doutorado no país, a situação se complica, a ponto de haver poucos inscritos nos concursos em virtude desta exigência.
Em um momento como esse, em que se discute a interdisciplinaridade, impedir um pesquisador mestre ou doutor de se inscrever em concurso por não ter graduação na área soa um tanto paradoxal. Sendo assim, ficaríamos aliviados se levassem tal questão em consideração quando da formulação dos editais; caso contrário, corremos o risco de ter um contingente de doutores desempregados enquanto as universidades padecem pela falta de docentes.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.