Abaixo-Assinado (#28468):

NOVEMBRO AZUL - Dia Mundial de Diabetes

Destinatário: Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Diabetes, Ministério da Saúde, Instituto Lado a Lado pela Vida

O Brasil é o 5º país em incidencia em Diabetes, segundo o Ministério da Saúde foram mais de 54.000 mortes em 2010.

Recentemente fomos surpreendidos com a campanha NOVEMBRO AZUL( http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/ ) para o alerta ao Cancer de Prostata, um movimento baseado no que acontece nos Estados Unidos MOVEMBER (http://us.movember.com/).
Comparando os dois movimentos podemos ver a diferença na identidade visual.
O movimento aqui no Brasil ganhou uma mão com o dedo indicador e um bigodinho, talvez uma menção ao Toque retal, o que causou repudio dos diabéticos, pois este mesmo dedo é usado para identificar o teste de glicemia capilar( usado na comunidade DIABETES BRASIL desde 2004 e identidade entre os diabeticos), sendo o MES de novembro o mês em que o mundo trabalha em campanhas alertando para a PANDEMIA de diabetes no mundo, programas educativos visando o melhor controle da doença e o diagnostico precoce.

Não estamos contra a campanha de cancer de prostata, o problema é a identidade visual da campanha, que por ter parceiros, esta surgindo mais forte, e pode apagar as ações sobre diabetes.

A maioria das ações não são patrocinadas, surgem a partir de pacientes e associações que funcionam a partir do trabalho voluntário.

Ainda ha muito o que avançar no Brasil em relação ao tratamento do diabetes.

Pedimos mudanças nesta campanha por compreenção ao exposto, ja que o azul é uma resolução das Nações Unidas.
http://www.idf.org/
http://www.diamundialdodiabetes.org.br/por-que-um-circulo-azul/

Aproveito a oportunidade para pedir ao Ministo da Saúde, que institua o mês de Novembro, um mês de atenção ao Diabetes no Brasil através de Portaria, a exemplo da que instituiu o Dia Mundial de Diabetes.

PORTARIA Nº 391, DE 4 DE ABRIL DE 1997
O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando que:
- Diabetes mellitus é uma patologia crônica que afeta todo o organismo e que, se não for bem controlada, pode desencadear severas complicações agudas e crônicas, causando, na maioria das vezes, mortes prematuras e incapacidades físicas temporárias e permanentes;
- São extremamente elevados os custos sócio-econômicos, diretos e indiretos, advindos do tratamento do diabetes e de suas seqüelas;
- Atualmente existem 5 milhões de diabéticos no Brasil, sendo que cerca de 300 mil têm menos de 15 anos de idade;
- O Diabetes meilitus é um sério problema de Saúde Pública em nosso Pais e urge que sejam implementadas ações preventivas e de controle;
- O "Dia Mundial do Diabetes" foi estabelecido em 14 de novembro pela Organização Mundial da Saúde e pela Federação Internacional de Diabetes, resolve:
Art. 1° -Revogara Portaria n°895, de 20 de junho de 1991.Art. 2° - Instituir, em 14 de novembro de cada ano, o "Dia Nacional do Diabetes" como o dia símbolo de luta contra a doença, em substituição à data anteriormente estabelecida.
Art. 3° - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Os abaixo assinados contam com a sua compreensão.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.