Abaixo-Assinado (#3633):

Dia nacional do Basquete de Rua do Brasil

Destinatário: todos












Dia Nacional do Basquete de Rua





Em 2001, no Armazém 05, Cais do Porto do Rio de Janeiro, o som que tocava era Rap, a festa era o Hutúz, a referência do hip hop no Brasil. Embalados pela música, alguns "malucos" improvisaram: pegaram uma lata de lixo e fizeram de cesta. Com a bola laranja investiram em jogadas permeadas por habilidades criativas, espontâneas e irreverentes. Surge ali o que se tornaria o primeiro esporte social do país, batizado pela Central Única das Favelas do Rio de Janeiro (Cufa-RJ) como Basquete de Rua do Brasil, uma variação entre o Street e o Basketball formal.



A Cufa, então, decide incentivar essa manifestação espontânea, incorporando o basquete de rua ao movimento hip hop e sugerindo que o mesmo seja parte integrante de todas as suas manifestações culturais. Para organizar a prática foram criadas regras específicas para a modalidade, todas reunidas na primeira publicação oficial de basquete de rua do Brasil, o "Manual dos Basqueteiros". Obra esta viabilizada pela parceria da Cufa com o Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro.



Com a formalização das regras, têm início as competições municipais, estaduais e por fim a nacional, a Liga Brasileira de Basquete de Rua (Libbra), evento reconhecido e chancelado socialmente pela Unesco e esportivamente pelo Ministério do Esporte, que, hoje, agrega mais de 80 mil praticantes em todo território nacional.



Em 27 de dezembro de 2008, o basquete de rua conquistou novos horizontes e a Cufa promoveu o Primeiro Desafio Internacional da modalidade, envolvendo as seleções do Brasil e do Chile, evento este que contou com a parceria da Eletrobrás e Rede Globo de Televisão.



A data do Desafio Internacional, se consolida como marco na história do basquete de rua por ser a data da primeira partida oficial entre seleções duas nações . Portanto, reconhecemos este dia como o Dia Nacional do Basquete de Rua e propomos que órgãos oficiais reforcem a importância desta data não somente pelo aspecto social, político e cultural, mas também por fortalecer uma identidade construída pela própria periferia e por ela legitimada.





Em 2009, continuaremos trabalhando pela expansão dessa prática esportiva e promoveremos o Campeonato Mundial de Basquete de Rua, que será realizado nos anos ímpares e, também, o Campeonato Sul-americano nos anos pares, a partir de 2010.



Entendemos, por fim, que o Estado deve incentivar ações como esta, que impactam diretamente na vida de uma juventude que continua acreditando e apostando nas cores e na dignidade do seu país.



Por isso, assinamos abaixo, em prol da oficialização do dia 27 de dezembro como o Dia Nacional do Basquete de Rua.



E se você aprova essa idéia, assine seu nome e RG , passe adiante e vamos vencer mais esta partida .



Feliz 2009 para todos nós!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.