Abaixo-Assinado (#4479):

SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA JOSÉ DE SOUZA CASTRO E EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Destinatário: remoreiraaa@gmail.com

O nosso amigo e companheiro de trabalho, conhecido e respeitado jornalista mineiro, com longa folha de serviço prestada a tantos órgãos de comunicação, nacionais e mineiros, José de Souza Castro, está sendo intimado pela justiça estadual para responder sobre o que escreveu em um dos seus últimos artigos, publicado também pelo nosso blog.

A acusação que lhe movem é de crime de calúnia (art. 138 - crimes contra a honra – código penal), que teria sido cometido no artigo “Coronelismo no Ministério Público Mineiro”.

A leitura do referido artigo nos conforta na nossa convicção de que a acusação não procede. O que o articulista faz ali é o que faz sempre, como excelente jornalista que é: investigar, perguntar e, diante de situações ou circunstâncias incertas ou por esclarecer, ele suspende o juízo demandando esclarecimentos.

Isto é calúnia? Perguntar, suspeitar e pedir esclarecimentos são crimes? Só se for para a ditadura militar ou para autoridades que não querem ser questionadas e que para se proteger tomam atitudes intimidatórias.

O que querem é silenciar o nosso amigo que é um jornalista e cidadão cujos trabalhos, admirados por todos nós, primam pela honestidade intelectual, pela competência e o exercício ético-profissional mais exemplar.

A incriminação do amigo e colega José de Souza Castro nos atinge a todos que lutamos por uma sociedade mineira e nacional mais civilizada, mais republicana e mais democrática. Solidarizarmos-nos e defendermos José de Souza Castro contra esta intimidação é defender esses valores e reforçar a corrente dos que lutam contra o autoritarismo que insiste ultimamente em querer tomar conta de Minas Gerais.

Pedimos a todos que se manifestem contra as odiosas intimidações que fazem a José de Castro, sua família e pela continuação de seus trabalhos de jornalista incansável em defesa de uma Minas Gerais e de um país democrático, desenvolvido e civilizado.

Daremos nas próximas horas mais informações sobre os intercursos judiciais com que estão interpelando José de Souza Castro.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.