Moção de repúdio à grande imprensa e em prol de uma política de comunicação social de igualdade racial

Destinatário: Seppir

Os participantes e as participantes da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial repudiam os meios de comunicação privados pela invisibilidade deste importante momento de avaliação das políticas públicas do Estado para o combate ao racismo. Reivindicamos que a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) garanta mecanismos de visibilidade deste debate na mídia privada, insira o eixo temático comunicação na próxima conferência e atue para que o governo federal destine recursos publicitários para órgãos de mídia alternativa. No âmbito da comunicação pública, exigimos que o governo federal estabeleça programas de ação afirmativa, cotas raciais e de gênero nos concursos para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e assessorias de comunicação dos órgãos públicos. No âmbito da Conferência Nacional de Comunicação, reivindicamos que a Seppir atue na organização deste encontro, apoie a participação de comunicadores negros, indígenas e ciganos e garanta espaços para o debate de temas como: racismo, homofobia e intolerância religiosa nos meios de comunicação, regularização de rádios comunitárias quilombolas, negras, indígenas e ciganas, além da aplicação nos cursos de comunicação da lei 11.645/08 (Lei de Inclusão da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nos Currículos Escolares).

Proponentes:
Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) de Alagoas, Bahia, DF e Rio de Janeiro
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço)
Afropress – Agência de Informação Multiétnica
Instituto Mídia Étnica (Bahia)
Coletivo de Entidades Negras
Comitê Setorial de Luta pela Igualdade Racial e pela Democratização da Comunicação (BA)
Agência Afro-latina e Euro-americana de Informação (ALAI)