Abaixo-Assinado (#4689):

Em defesa da liberdade de criação artística e da preservação do patrimônio histórico e cultural

Destinatário: educativo.1@eccobrasilia.com.br

Nós abaixo assinados, vimos manifestar apoio à realização dos painéis artísticos do artista Galeno, na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.

O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, com intervenção de Athos Bulcão e, originalmente, com afresco de Alfredo Volpi em suas paredes internas, infelizmente foi desconfigurado com o desaparecimento da pintura de Volpi há várias décadas e temos agora a chance de dar nova obra de arte à igreja por meio de projeto conduzido pelo IPHAN que escolheu o artista por sua afinidade com a cidade e com a obra do próprio Volpi.

Infelizmente, o movimento contrário que se insurgiu contra a pintura, atualmente em fase final de execução, revela ser retrógrado, radical e, impondo limite à liberdade de criação do artista e não leva em consideração o contexto da obra arquitetônica em questão. Felizmente é um movimento minoritário , mas precisamos provar isto, manifestando-nos em prol da liberdade criação artística, contra a censura, contra o obscurantismo e pela criatividade.

Somos, portanto, favoráveis à finalização e permanência dos painéis do artista Galeno, que nos trás a alegria em oração, resgatando a pureza, simplicidade e despojamento, valorizando a arte que enaltece a fé !!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.