Pela Cultura Brasileira

Destinatário: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

QUEREM ACABAR COM UM DOS SÍMBOLOS DE IPANEMA!!!

Quem já passou pela Rua Visconde de Pirajá na altura da Garcia D'Avila certamente já viu a estátua do Corneteiro Herói de Ipanema. Agora um grupo isolado de "artistas" está querendo acabar com esse nosso patrimônio.
Vamos nos unir e dizer não a esse absurdo.
Criado por um dos maiores cartunistas do Brasil: Ique (outro orgulho nacional), o corneteiro faz parte da minha história, da história de Ipanema, da história do Brasil!

Joaquim Ferreira dos Santos (O GLOBO) em uma de suas crônicas do Segundo Caderno nos relembra um pouco da história desse ilustre herói de Ipanema:

"Na esquina de Garcia D’Ávila,a escultura do “Corneteiro de Pirajá” esconde-se atrás do poste e maneja o instrumento como se fosse uma arma.È o único representante da ordem que se vê na rua.Em 1822,na batalha de Pirajá,na Bahia,o corneteiro recebeu ordem de anunciar a “retirada” das tropas que enfrentavam os portugueses.Não se sabe se por engano ou convicção cívica,ele deu o toque de “avançar degolando”-e os brasileiros,embora em menor número,venceram a batalha.
Ouvem-se tiros por todos os lados, e a história do bairro sucumbe à maresia dos tempos.É hora de Ipanema atender às ordens de seu corneteiro e, saindo detrás do poste avançar degolando."

VAMOS LUTAR PELA NOSSA HISTÓRIA! VAMOS LUTAR CONTRA ESSE ABSURDO!