CIDADE E ARTE: ao Governo do Estado de São Paulo

Destinatário: Ilmo Sr. Governador José Serra e Ilmo Sr. João Sayad

Este documento tem o intuito de apresentar uma proposta cultural para São Paulo, a partir de uma reflexão sobre a iniciativa do Governo do Estado em dedicar um espaço de 95mil m2 à exibição das artes cênicas no bairro da Luz, na cidade de São Paulo, projeto que vem sendo chamado de Teatro da Dança. O porte da edificação que está sendo projetada implica no uso de mais de 300 milhões de reais. A classe artística em nenhum momento foi consultada e, assim, por meio deste documento, traz uma proposta com a mesma amplitude, porém fundamentada num conceito contemporâneo de arte, que prefere a relação direta com o cotidiano da cidade, e a plenitude da liberdade estética e criativa.
A concentração de uma verba tão grande em um único ponto da cidade não conecta o Governo do Estado com as muitas outras iniciativas, hoje em curso, de companhias que vem produzindo o movimento de dança e de teatro contemporâneos na cidade, durante esses anos todos. Uma verba similar à que está sendo hoje destinada a um único empreendimento teria o seu alcance potencializado se destinada à transformação de galpões ou antigas fábricas em salas de espetáculo de portes variados, sedes de companhias de dança e de teatro da cidade. Esses galpões/fábricas seriam escolhidos em locais próximos (Belém-Brás, Bexiga-Barra Funda, periferia, etc.), criando regiões de efervescência artística e ocupacional. As atividades das companhias seriam revigorantes para o cotidiano dos bairros, tendo as artes da cena como elementos de importantes transformações urbanas e culturais, por meio de apresentações dentro das sedes e nas ruas, pela oferta de atividades paralelas, pela circulação de um variado público e pela troca de experiências entre os grupos. Diferentes companhias propõem cursos, oficinas e espetáculos correlatos, o que aumenta a pluralidade e atende a variadas formas de envolvimento com as artes da dança e do teatro, inclusive a formação de novos artistas e técnicos. Tudo isso, distribuído por locais distintos, instaura a prática da diversidade cultural que deve pautar um governo democrático com uma política inclusiva.
Enfim, trata-se de um conceito e de uma proposta, a um só tempo, de arte e de cidade, que deseja promover o acesso à produção artística, e que faria de São Paulo uma referência cultural ainda mais instigante.
Por meio deste documento, solicitamos um encontro entre a classe artística e o Ilmo Sr. Governador José Serra e o Ilmo Sr. João Sayad Secretário do Estado da Cultura sobre a presente proposta, derivações da mesma e para o aprimoramento de uma política pública cultural para a dança. Estamos dispostos a conversar.

Adriana Grecci, Alejandro Ahmed, Cristian Duarte, Elisa Ohtake, Laura Bruno, Lia Rodrigues, Mara Guerreiro, Marcelo Evelin, Tica Lemos, Raul Rachou, Sheila Áreas, Sheila Ribeiro, Tarina Quelho,Thelma Bonavita e Vera Sala