Pela construção de ciclovias na duplicação da BR 282/Via Expressa em Florianópolis e São José/SC

Destinatário: DNIT/SC - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Superintendência de Santa Catarina

Nós, abaixo assinados, solicitamos ao DNIT/SC a inclusão de ciclovias no projeto de duplicação da BR 282/Via Expressa em São José e Florianópolis/SC.

A Via Expressa que liga a BR 101 às pontes Gov. Pedro Ivo Campos e Gov. Colombo Machado Sales é um trecho da BR 282, rodovia federal sob jurisdição do DNIT.

Está em trâmite, neste órgão, um projeto de duplicação deste trecho de 5.400 m da BR 282 sob o título de “Melhoramentos Físicos e Operacionais visando a Adequação para Aumento da Capacidade e Segurança da Rodovia BR-282” (Edital 0833/09-16 DNIT).

Nós entendemos que a saturação do tráfego no trecho em questão justifica a sua duplicação, entretanto defendemos enfaticamente que seja construída infraestrutura adequada para o uso da bicicleta com conforto e segurança, tendo em vista que:

- A bicicleta é um meio de transporte muito eficiente em trechos de até 7 km;

- O uso da bicicleta melhora a fluidez do trânsito e diminui a pressão sobre o sistema viário local;

- A Via Expressa corta vários bairros densamente povoados, alguns deles de população de baixa renda;

- Centenas de pessoas atualmente se deslocam de bicicleta na região, correndo graves perigos no trânsito;

- Existe uma demanda reprimida de ciclistas na região, ou seja, muitas pessoas gostariam de usar a bicicleta, mas não o fazem devido à falta de segurança no trânsito;

- A bicicleta oferece autonomia de deslocamento urbano, melhora a saúde do usuário e contribui para a diminuição dos danos ambientais.

Por assim entendermos, solicitamos que seja construída uma ciclovia em cada margem da Via Expressa BR 282, segregadas das vias de veículos motorizados, seguindo padrões técnicos (dimensionamento, pavimento, sinalização, intersecções etc.) disponíveis no “Caderno de Referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades” (Brasil/Ministério das Cidades, 2007).

Demais informações sobre o projeto estão disponíveis em http://www.viaciclo.org.br/portal/ciclovia-br-282