Abaixo-Assinado (#6127):

ABAIXO ASSINADO DIRIGIDO ÀS AUTORIDADES DE SEGURANÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA E AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR CORONEL LUIZ DA SILVA MACIEL, COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Destinatário: AUTORIDADES DE SEGURANÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA E EXCELENTÍSSIMO SENHOR CORONEL LUIZ DA SILVA MACIEL, COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA [cmtg@pm.sc.gov.br]

Em função das dificuldades encontradas pela população da BACIA DO ITACORUBI* e pela nossa polícia em manter um sistema de policiamento eficaz e com equipamentos em quantidade e qualidade condizentes com as necessidades locais, NÓS MORADORES E AMIGOS, vimos por meio deste ABAIXO ASSINADO solicitar A CRIAÇÃO DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR DA BACIA DO ITACORUBI, a exemplo das já existentes nas regiões norte e continental desta Capital.

A criação desta guarnição especial é, ao nosso ver, uma iniciativa extremamente eficaz e que poderá frear o crescimento da violência em nossos bairros* que têm cada qual suas próprias características.

A comunidade da Bacia do Itacorubi conta atualmente com aproximadamente 150 mil habitantes protegidos por uma quantidade insuficiente de policiais e viaturas. Entendemos que a criação desta guarnição especial viabilizará um importante aumento do efetivo policial e de viaturas, cobrindo o atual déficit existente.

Nós, cidadãos e cidadãs, gostaríamos de ver as autoridades sensibilizadas com nossa delicada situação de segurança, a qual vem expondo diariamente nossas famílias a momentos de extrema insegurança e perigo.

Consideramos também que os policiais que se ocupam atualmente da segurança da nossa região realizam um trabalho competente e estão sobrecarregados por atuarem em número insuficiente para atender eficazmente à população local.

Cientes do pronto atendimento às nossas reivindicações, nós, abaixo assinados, agradecemos antecipadamente, com a confiança de que nossas autoridades são capazes de ouvir e atender a este importante apelo.
________________________________________________________

(*) A comunidade da Bacia do Itacorubi contém os bairros: Saco Grande, Monte Verde, Itacurubi, Parque São Jorge, Parque Anchieta, Santa Mônica, Córrego Grande, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha e Saco dos Limões.



QUEM SOMOS?

O FORUM DE SEGURANÇA da Bacia do Itacorubi é fruto da união dos amigos e dos representantes dos bairros e comunidades que compõem a região em questão.

Sua história tem início em encontros informais entre moradores engajados em discutir e planejar soluções para questões que foram sendo pautadas ao longo de cada debate. Uma destas questões surgiu como sendo uma forte inquietação comum a todos: a segurança.

Desta constatação, decidiu-se formalizar a criação do Fórum, tendo como objeto o estudo do comportamento das ocorrências criminais nesta região, das deficiências que levam a tais ocorrências e das medidas imediatas que poderão inibi-las.

Durante as conversações, debates e explanações sobre a percepção que cada participante tem da questão da segurança, foi-se construindo uma estratégia para reduzir as ocorrências.

Uma das constatações mais agudas apontadas pelas informações colhidas pelos membros do Fórum é a de que a polícia não tem condições de cumprir seu papel de vigilância preventiva ou inibição nas áreas de maior risco porque há policiais de menos, poucas viaturas e equipamentos insuficientes. Em números de 2008, a região, aqui chamada de Bacia do Itacorubi, conta com um contingente de 15 policiais, por turno, para atender às demandas de 150.000 pessoas, dentre moradores, trabalhadores e visitantes. Isto é, um policial para cada dez mil pessoas. Evidencia-se assim uma situação de grande risco para uma imensa população e que tende a se agravar durante o verão, quando o número de policiais torna-se ainda menor em função dos deslocamentos efetuados para proteção das áreas frequentadas por nosso intenso turismo sazonal.

A criação do FORUM DE SEGURANÇA da Bacia do Itacorubi é portanto fruto da mobilização espontânea da comunidade em prol de seu aprimoramento.

Este abaixo assinado solicitando a criação DA GUARNIÇÃO ESPECIAL DE POLÍCIA MILITAR da Bacia do Itacorubi é a primeira de uma série de iniciativas que o FORUM pretende colocar em prática a curto prazo.

Uma vez que obtenhamos esta vitória junto ao poder público passaremos a exercer o direito de aumentar o contingente policial, o número de viaturas e equipamentos e poderemos atuar junto à Polícia, dando nossa contribuição como Fórum legítimo de ação comunitária.

Haverá ainda uma série de outras abordagens à questão da segurança pois a polícia não é uma solução mas um dos instrumentos cabíveis.

O FORUM DE SEGURANÇA da Bacia do Itacorubi está preparando outras iniciativas que são fruto dos debates, palestras e estudos que estão sendo realizados durante os encontros.

Se você se interessou e quer se juntar a nós, entre em contato por email, através do endereço forumdeseguranca@gmail.com.

Somos muito agradecidos a você por ter nos acompanhado até aqui!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.