Abaixo-assinado em defesa do Parque da Água Branca

Destinatário: Governador do Estado de São Paulo, Sr. Alberto Goldman; Secretário de Agricultura e Abastecimento, Sr. João Sampaio; Presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Sra. Deuzeni Goldman.

Os abaixo-assinados, frequentadores e amigos do Parque da Água Branca,

Considerando que:
- Em 1996 o Parque foi tombado pelo CONDEPHAAT, como bem cultural, histórico, arquitetônico-urbanístico, tecnológico e paisagístico, e o tombamento determina que, além de manter a vegetação original, fica proibida a diminuição dos atuais espaços cobertos por vegetação, e deve ser incentivada a ampliação dos espaços permeáveis.

- O Parque da Água Branca tem uma característica singular, que o difere de todos os outros parques da capital, que é justamente a paisagem rural, meio mata/floresta urbana, meio fazenda, com frondosas árvores e belos e agradáveis jardins que se desenvolveram naturalmente e muitas aves soltas e alguns mamíferos convivendo livremente há anos com os frequentadores.

- No Parque existem nascentes de grande importância ecológica que correm o risco de desaparecerem devido às condições do entorno.

- Estão sendo realizadas obras em todo o Parque, pelo Governo do Estado, que impactarão no equilíbrio ecológico e o descaracterizarão.

- Está previsto privatizar novas áreas do Parque, para estacionamento e praça de alimentação.

- Algumas obras já estão sendo executadas, sem um planejamento amplo e integrado.

- Até o presente momento, apesar de reiteradas solicitações aos gestores do Parque, não tivemos acesso ao detalhamento dos projetos, avaliações e laudos de impacto ambiental, conforme exigência explicitada no tombamento pelo CONDEPHAAT.

- As alterações certamente vão influenciar o equilíbrio do ecossistema do Parque, com graves consequências para a fauna e flora.

Exigem:
- Suspensão imediata das obras e ações interventoras, até que seja devidamente publicada a comprovação, por meio de laudos técnicos, de que não haverá impactos ambientais e descaracterização do Parque, sob pena de serem irreversíveis e sem possibilidades de soluções futuras.

- Que seja sempre garantida a integridade dos animais que vivem no Parque.

- Que os amigos e frequentadores do Parque participem efetivamente das decisões que o afetem, e possam colaborar com propostas e ações para a manutenção e conservação, necessárias e desejadas por todos.