Movimento em Defesa do Parque Estadual do Sumidouro

Destinatário: pesumidouro@gmail.com

MOVIMENTO AMIGOS DO PARQUE
Luta em defesa do PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

Abaixo assinado encaminhado às autoridades governamentais em defesa pela preservação do
PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO como uma unidade de Proteção Integral.

Está em trâmite na Assembléia o Projeto de Lei Nº 4840 de 17 de agosto de 2010 do deputado Adalclever Lopes-PMDB que reduz o parque a uma Área de Proteção Ambiental, unidade de desenvolvimento sustentável que já existe na região onde o parque está inserido. Se aprovado o Projeto de Lei poderá extinguir o parque localizado próximo ao Aeroporto Internacional, norte de Belo Horizonte, nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, com todo o seu patrimônio existente.
A inauguração do Parque do Sumidouro é resultado de uma luta que perdurou por mais de 30 anos. Atualmente ele já conta com mais de 80% de sua área regularizada, sendo portanto, de propriedade do Estado e da população. O parque foi criado com o objetivo de proteger o acervo de riquezas históricas e biológicas da região cárstica. O Sumidouro é um patrimônio histórico-natural de importância mundial. Suas cavernas são registros da existência de homens e animais pré-históricos. Foi lá que Peter Lund descobriu os registros do primeiro homem americano e a coexistência destes seres com a mega fauna extinta. Berço da arqueologia, paleontologia e espeleologia, a preservação dessa região se justifica no crescente desenvolvimento econômico e risco de ocupação desordenada do solo no Vetor Norte Metropolitano.
Precisamos garantir que o Parque continue sendo uma unidade de proteção integral desse patrimônio da humanidade e permita o desenvolvimento sustentável através de programas de geração de renda que incorpore a consciência ambiental ao Vetor Norte de Belo Horizonte.