PELO FIM DA CRUELDADE COM OS CAVALOS DE LONDRINA

Destinatário: pozzibianca@hotmail.com

Nós londrinenses não toleramos mais presenciar as cenas de maus-tratos que ocorrem com os cavalos que puxam as carroças em nossa cidade. Recentemente presenciamos um cavalo ser espancado até a morte com um pedaço de pau, pois de tão fraco, não conseguia mais puxar a carroça em que seu condutor estava.

Infelizmente este caso não é exceção. Carroceiros muitas vezes abusam de seus animais, impondo-lhes uma vida de sofrimento e privação de direitos. Os equipamentos utilizados causam-lhes ferimentos e desconforto , fazendo-os trabalhar sob pressão e chibatadas,os cavalos ficam sem comer, sem beber água, doentes e ainda são abandonados após uma vida de servidão e trabalho forçado.

As advogadas Sônia Marques e Vânia Rall Daró já afirmaram que os carroceiros “Estão no limite da pobreza, moram em buracos, vivem à margem da sociedade, em condições insalubres e aviltantes, têm um histórico de despreparo educacional, de doenças, de violência. Agredidos por um desumano sistema econômico, esses excluídos brutalizam também a família, além dos animais. Só demagogos, oportunistas ou omissos podem defender uma profissão que não eleva a pessoa à condição de cidadão. Carroças na rua evidenciam o nosso fracasso social.”

Além disso, carroceiros restringem o serviço de trabalhadores formais, infringem o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Trânsito Brasileiro ao colocarem crianças conduzindo carroças pela cidade.

Não podemos tolerar a omissão dos órgãos responsáveis diante de tanta ilegalidade e maus tratos. Queremos fiscalização. Queremos que esses catadores informais sejam cadastrados e organizados em associações e cooperativas, com veículos motorizados, remuneração, direitos assegurados e formação educacional profissionalizante. Não podemos mais fechar os olhos diante de uma atividade que fere a dignidade dos animais - humanos e não humanos.

O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer"
Albert Einstein