Abaixo-Assinado (#7231):

PRESSA DO ITAMARATY DESVIRTUA ELEIÇÕES DE EMIGRANTES

Destinatário: martinsrp@hotmail.com

Ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim

Nós, militantes emigrantes, signatários deste abaixo-assinado, representando diversas associações, grupos, movimentos, assim como emigrantes pessoalmente interessados numa ativa e construtiva relação com o governo em matéria de emigração, queremos manifestar nossa estranheza pela maneira como a Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Mundo, órgão do Itamaraty e Ministério das Relações Exteriores, fixou as datas para os candidatos ao Conselho de Representantes de emigrantes e para a realização quase imediata das votações.

De acordo com o aprovado em conjunto com o Conselho Provisório, em julho de 2009, deveria haver um longo período para a apresentação das candidaturas definitivas. Em seguida, deveria haver um espaço de três semanas para tais candidatos fazerem sua propaganda eleitoral e só, a seguir, seriam marcadas eleições, durante um período de duas semanas.

Ora, neste mês de outubro, de maneira intempestiva, o Itamaraty fixou apenas seis dias para as candidaturas definitivas, muitos participantes das conferências e do próprio Conselho Provisório não foram alertados por e-mail, como se esperava, e já se anunciam eleições quase imediatas, tudo isso coincidindo com a eleição para a presidência da República.

Essa pressa e essa coincidência confundem os emigrantes e, perguntamos se não é justamente isso que pretende o Itamaraty, para diminuir a importância dessas eleições de emigrantes e para provocar a eleição de pessoas desconhecidas. Segundo denúncias vindas do Paraguai, o Consulado de Assunção tem preferência por um candidato local, o que pode estar acontecendo em outras áreas.

Diante disso, queremos que ministro Celso Amorim intervenha e restabeleça a confiança dos emigrantes no processo de eleição do Conselho de Emigrantes. Sem isso, teremos a impressão de se ter montado uma grande farsa, da qual sairemos todos prejudicados.

A pressa com que se pretende realizar tais eleições, depois de tantos meses sem qualquer informação, demonstra também haver um desinteresse do MRE pelos emigrantes, tentando-se simplesmente acelerar o processo eleitoral do Conselho de Emigrantes por questões de fim de mandato.

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.