Servidores da Embrapa apoiam Dilma

Destinatário: Servidores da Embrapa

Servidores da Embrapa apoiam Dilma

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é reconhecida como uma das instituições tecnológicas mais importantes do Brasil. A sua ação, em conjunto com as Universidades, as instituições estaduais de pesquisa e as empresas privadas, tornou o país líder em tecnologia tropical e um dos celeiros do mundo. A situação não foi sempre assim. Em 2002 o orçamento geral da Embrapa era inferior à metade do que é hoje e, mantendo a realidade dos investimentos de 2002, a Embrapa, em 2010, estaria seriamente comprometida em suas atividades na geração e difusão de tecnologia agropecuária.

Devido ao apoio irrestrito recebido do Governo do Presidente Lula, a Embrapa recuperou a sua capacidade de geração tecnológica e de inovação, fazendo com que os brasileiros não apenas sintam-se orgulhosos do que representa a agricultura nacional para a segurança alimentar, mas certos de que o futuro do país depende do conhecimento desenvolvido pela Embrapa.

Nesta perspectiva, relacionamos as razões que fazem com que os servidores da Embrapa, signatários deste, apóiem DILMA ROUSSEF para Presidente da República do Brasil, como segue:

1- O Brasil é o terceiro mais importante país exportador de produtos agropecuários em todo o mundo. Durante a safra de 2010 os agricultores brasileiros colherão 149 milhões de toneladas de grãos e produzirão cerca de 20 milhões de toneladas de carne bovina;
2- Este desempenho tem permitido ao Brasil contar com uma alimentação de qualidade, barata e disponível aos brasileiros, potencializando o valor do salário mínimo e dos programas sociais do governo federal;
3- Em 2002, o orçamento de custeio e investimento em toda Embrapa girou em torno de R$ 110 milhões. Em 2010 este orçamento alcançou um valor próximo de R$ 600 milhões. Veja a evolução do orçamento na tabela abaixo (em milhões de reais):
Ano O.C. Invest. Total
2002 97 15 113
2003 124 11 136
2004 128 26 154
2005 122 31 154
2006 136 44 183
2007 157 68 226
2008 201 110 312
2009 202 230 433
2010 309 249 560

4- Além disso, o Governo Federal repassou desde 2008, R$ 200 milhões em investimentos para
as 17 Organizações Estaduais de Pesquisa e Desenvolvimento – OEPAS:
1. Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário - AGÊNCIA RURAL;
2. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA;
3. Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO;
4. Diretoria de Pesquisa Agropecuária e Pesqueira de Alagoas- DIPAP;
5. Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola- EBDA;
6. Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba- EMEPA;
7. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Mato Grosso - EMPAER-MT;
8. Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte- EMPARN;
9. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.- EPAGRI;
10. Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais- EPAMIG;
11. Fundação Estadual de Pesquisa e Agropecuária – Rio Grande do Sul- FEPAGRO;
12. Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR;
13. Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Mato Grosso do Sul - AGRAER;
14. Instituto Capixaba De Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER;
15. Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA;
16. Empresa De Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro- PESAGRO;
17. Fundação Universidade De Tocantins/ Setor de Pesquisa Agropecuária - UNITINS AGRO), permitindo a reconstrução do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.
5- Além deste aumento significativo no orçamento de custeio e investimento, o PAC Embrapa também permitiu a incorporação de 1.211 novos servidores pela Empresa, dos quais, 700 novos pesquisadores, fazendo com que o quadro da Embrapa saltasse de 8.620 para 9.840 servidores. Estas contratações encontram-se em curso, devendo ser realizadas até o final do ano de 2010. Nenhuma instituição de pesquisa agropecuária, em qualquer país, apresenta este movimento crescente em termos orçamentários e de recursos humanos.
6- A expansão da Embrapa resultou na abertura de cinco novos centros de pesquisa: a Embrapa Estudos Estratégicos e Capacitação e a Embrapa Agroenergia, esta última a ser inaugurada em dezembro de 2010, ambas localizados em Brasília; a Embrapa Mato Grosso, em Mato Grosso; a Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, em Tocantins; e, a Embrapa Cocais, no Maranhão.
7- A Embrapa é uma instituição líder em tecnologia agropecuária voltada à produção sustentável de alimentos, biocombustíveis e matérias primas agropecuárias no mundo tropical, atuante nas diferentes regiões do Brasil e com uma forte presença internacional nos países da África e da América Latina.
8- Para o Brasil continuar avançando, sendo o maior produtor de alimentos do mundo tropical, exemplo para o mundo e orgulho dos brasileiros, alcançando a soberania alimentar com respeito à natureza e com práticas sustentáveis de desenvolvimento, votamos em Dilma.

Brasília, 20 de Outubro de 2010

Servidores da Embrapa