Contra a derrubada e podas agressivas às árvores da cidade de Belo Horizonte

Destinatário: barbaracarvalho.biologia@yahoo.com.br

Após o incidente que levou a morte de uma senhora em conseqüência da queda de um Jatobá no Parque Municipal de Belo Horizonte, no dia 12 de Janeiro, 325 árvores das 3.562 totais estão condenadas. Ou seja, serão DERRUBADAS! Quem passa pelos arredores do Parque já percebe grandes clareiras abertas, pois 70 delas já foram suprimidas.
Depois de anos (mais de 100) prestando serviço a população dentro de uma floresta urbana incrível, uma única árvore caiu matou uma pessoa, e devido ao fato, tantas outras árvores serão então condenadas? Num mundo onde corremos contra o aquecimento global e planejamos estratégias mirabolantes para neutralizar o carbono, não seria mais sensato aplicar podas sanitárias nessas árvores, ampará-las com cabos de aço e deixar que morram naturalmente? Afinal, qual a chance de uma árvore cair por estar velha e matar uma pessoa? ... bem menor se comparado aos acidentes causados por veículos que matam 100 por dia, liberam quantidades incríveis de gases poluentes e nem se ouve falar na supressão desses.
Nós então, abaixo-assinados, dirigimos esse manifesto às autoridades competentes a fim de propor mudanças no manejo dessas árvores urbanas como melhor alternativa para manutenção da nossa biodiversidade e bem-estar dentro dos centros urbanos. Não concordamos com um estudo que elaborado em apenas uma semana permita que tantas árvores sejam condenadas e condene também uma capital, com região central extremamente quente e já deficiente de arborização, deixando-a ainda mais. Não concordamos também com a ampliação dessa fiscalização que será aplicada igualmente no Parque das Mangabeiras e no Parque Lagoa do Nado levando essas árvores ao mesmo destino das árvores do Parque Municipal.