Reconhecer o boto cinza como Patrimônio Natural da Baía de Sepetiba e criar uma Unidade de Connservação Marinha na Baía de Sepetiba

Destinatário: projetobotocinza@gmail.com

O Projeto Boto Cinza, sediado no município de Mangaratiba, atua na pesquisa e monitoramento principalmente da Baía de Sepetiba, está desenvolvendo uma campanha de acordo com as Leis:
• DECRETO n° 6.698, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008: Art. 1º As águas jurisdicionais marinhas brasileiras são declaradas Santuário de Baleias e Golfinhos do Brasil, com a finalidade de reafirmar o interesse nacional no campo da preservação e proteção de cetáceos e promover o uso não-letal das suas espécies.
• Portaria nº N-2306/90: proíbe qualquer forma de molestamento intencional de toda espécie de cetáceo em águas brasileiras.
• Lei nº 7.642/87: proíbe a pesca de cetáceos nas águas juridicionais brasileiras.

O boto cinza (Sotalia guianensis) é a espécie bandeira que justifica as ações do Projeto sendo usado como bioindicador da área de estudo. Sua permanência neste ambiente depende da preservação de todo o ecossistema marinho e costeiro, residindo aí todas as intenções de nossos esforços. A espécie ocorre de Honduras à Santa Catarina, mas encontrou na Baía de Sepetiba as condições ideais de existência, não sendo avistado em tão grande número em nenhum outro lugar. Já foram catalogados mais de 300 animais através de estudos de foto-identificação e estimamos que haja entre 700 e 2000 animais residentes na baía de Sepetiba. O abaixo assinado tem por objetivo reconhecer o boto cinza (Sotalia guianensis) como Patrimônio Natural da Baía de Sepetiba e criar uma Unidade de Conservação (do Grupo de Proteção Integral) na baía de Sepetiba, a fim de preservar e conservar a maior população de boto cinza, de sua área de ocorrência. Para isso necessitamos de 15.000 (quinze mil) assinaturas, porém quando mais assinaturas coletarmos mais rápido iremos torná-lo Patrimônio Natural da Baía de Sepetiba e criarmos uma Unidade de Conservação Marinha na baía de Sepetiba. Contamos com a sua colaboração.
O PROJETO BOTO CINZA atua desde 2001 na Costa Verde – RJ, realizando pesquisas sobre a biologia e ecologia do boto cinza (Sotalia guianensis), com o intuito de estabelecer as melhores estratégias de conservação da espécie no litoral Sul Fluminense.