Abaixo-Assinado (#49492):

Estudantes de Letras/USP pela suspensão das aulas online

Destinatário: Departamentos e Diretoria da FFLCH

Nós, estudantes de Letras da USP, queremos nos manifestar através desse abaixo-assinado pela suspensão das aulas online. Na USP, as aulas presenciais foram suspensas a partir do dia 17/03, após decisão da Cruesp. No nosso curso, existe uma grande desigualdade com relação às medidas que estão sendo tomadas pelos professores. Alguns estão dando aulas online, outro não, alguns estão passando trabalhos, outros não, alguns trabalhos são contados como presença, em outros casos será feita uma média. O fato é que está tudo muito bagunçado e desigual.

Entendemos que muitos professores estão se desdobrando para continuar com algum tipo de material online. E que inclusive a plataforma e-aulas não dá todo suporte técnico para esse tipo de aula. No entanto, achamos que estudantes e professores devem se unir e exigir que as aulas sejam suspensas.

Os motivos para defendermos a suspensão são muitos. Primeiro, que ao escolhermos fazer o vestibular para entrar em letras, não escolhemos fazer um curso à distância. Além disso, existe todo o debate sobre as diferenças pedagógicas de uma aula ministrada online, como se dá o acompanhamento e desenvolvimento da matéria, e uma aula presencial. Para muitos alunos, principalmente calouros que estão tendo sua primeira experiência com a Universidade, as aulas à distância estão causando frustração e desilusão com um curso que mal começaram.

Um agravante da situação é que a aula à distância não leva em conta a realidade dos alunos mais pobres e trabalhadores. Os alunos que não tem computador, ou acesso ao wi-fi, por exemplo. Ou mesmo alunos que tem internet, que no entanto está mais lenta por causa da pandemia, sendo que essa lentidão é mais sentida nos bairros afastados do centro. Os alunos que usavam a estrutura da própria Universidade para o estudo, e que correm sérios riscos de saúde ao se deslocar para a USP nesse momento pra utilizar essa estrutura. Obviamente, sabemos que esse abaixo assinado é também limitado para atingirmos esses alunos. Mas acreditamos que é uma iniciativa importante e que deve ser usada para pressionar a USP e demarcar nossa posição.

Esse abaixo-assinado surgiu entre calouros, mas chamamos todos os estudantes de letras a ajudarem na divulgação. Para os calouros, o fato do ranqueamento ser em Outubro e alguns estarem tendo aula online e outros não é um motivo de estresse. O ranqueamento já gera disputa e competitividade entre os alunos. Agora a sensação, por um lado, é de que aqueles que tem acesso facilitado às redes poderiam ter mais condições de irem bem no ranqueamento. No entanto, por outro lado, fica a dúvida sobre como seria a reposição presencial. E se inclusive aqueles que estão tendo aula online não seriam prejudicados ao não ter uma reposição isonômica.

Queremos o fim das aulas online! Por uma reposição presencial e isonômica para todos os alunos da Letras/USP! E que esse abaixo-assinado sirva de inspiração para os outros cursos se mobilizarem e exigirem a suspensão das aulas até o fim da pandemia!

Assine este abaixo-assinado

Dados adicionais:


Por que você está assinando?


Sobre nós

O AbaixoAssinado.Org é um serviço público de disponibilização gratúita de abaixo-assinados.
A responsabilidade dos conteúdos veiculados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Dúvidas, sugestões, etc? Faça Contato.


Utilizamos cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Privacidade.