CONTRA A INCITAÇÃO AO PRECONCEITO RELIGIOSO / MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

Destinatário: CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Conforme publicado no site www.brasiliaempauta.com.br (link segue abaixo postado. O Padre José Augusto, paróquia da cidade de São João Del Rei, no estado de Minas Gerais, incita os seus paroquianos na prática de preconceito religioso, bem como os maus tratos aos animais; Lembrando à todos que tal comportamento é divergente dos ensinamentos da Igreja Católica, que tem em sua hagiografia, diversos Santos e Santas defensores dos animais, à citar como exemplo São Francisco de Assis e São Lázaro, além de Santos Doutores da Igreja, à citar Santo Tomas de Aquino; Além de diversos teologos e filosofos cristãos.

Sobre a diversidade de cultos, doutrinas e religiões, que não sejma cristãs, como é o caso do hinduismo, religião que tem sua doutrina fortemente enraigada na cultura indiana e países adjacentes, cita-se também tal Padre está equivocado em incitar e citar de forma jocosa à seus paroquianos, quando refere-se a divindade de bovinos, naqueles países, tendo em vista que a própria Igreja Católica tem como defesa das diversidades de cultos, um de seus documentos à citar a Encíclica Ut unum sint, entre tantos outros documentos divulgados no Concilio do Vaticano II.

No âmbito laico, devemos lembrar-nos efetivamente, que cita em nosso Código Penal, em seu artigo 208, que o ultraje ao culto é crime, com pena cabível aos que praticarem.

Diante dos fatos supracitados, pedimos que a CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), orgão fiscalizador e disciplinador da Igreja Católica, no Brasil, tome as providências cabíveis nesse caso, bem como o Ministério Público do estado de Minas Gerais, tome as providências cabíveis, no ambito da Justiça ; Pois certamente esse caso, tendo as devidas providencias tomadas, servirá de exemplo para que não haja intolernacia religiosa e/ou perseguição à todos aqueles que dedicam seu tempo e/ou parte dele, na causa de defesa dos animais, causa essa que tanto a Igreja Católica, como o Ministerio Publico, assim chamado popularmente de "Guardião do Mieo Ambiente", são efetivamente presentes e que tem dentre suas doutrinas (religiosa e laica, respectivamente) a defesa tanto da liberdade religiosa como a defesa efetiva dos animais.

Termos em que, pedimos deferimento.

Os signatários.