AUMENTO ABUSIVO MENSALIDADE ESCOLAR SESC ESCOLA JOINVILLE

Destinatário: PAIS DE ALUNOS DO SESC ESCOLA JOINVILLE

Prezados Senhores,

Esse abaixo assinado é para ratificar nossa discordância com os percentuais de reajuste aplicados sobre o serviço de ensino do SESC Escola.

Os percentuais em questão são abusivos e estão muito acima dos aplicados pelos demais estabelecimentos de ensino de nossa cidade, bem como da média nacional.

PLANILHA SESC ESCOLA 2012 - COMERCIARIO

Educação Infantil Período Parcial
Educação Infantil Período Integral
Ensino Fundamental
Habilidades e Estudos - HE
Refeição/Diário (01 almoço + 01 lanche)
Total 4.274,00

PLANILHA SESC ESCOLA 2013 - COMERCIARIO

Educação Infantil Período Parcial
Educação Infantil Período Integral
Ensino Fundamental
Habilidades e Estudos – HE
Refeição/Diário (01 almoço + 01 lanche)
Total 7.211,00
AUMENTO DE 68,72%

Os percentuais dizem respeito às variações dos totais considerando o Ensino Fundamental + HE + Refeição

Conforme publicado em seu site, os serviços do SESC priorizam o trabalhador de baixa renda. Considerando que, em sua última convenção, os salários dos comerciários foram reajustados em 7%, como este trabalhador poderá suportar em seu orçamento um aumento de 68,72% no custo do ensino de seus filhos para o ano de 2013?

Conforme informado pela unidade do SESC Joinville, o PROCON havia solicitado a planilha de custos para análise. Se a unidade do SESC Joinville possui planilha de custo, é sua obrigação apresentá-la aos pais e responsáveis dos alunos. Até o momento não tivemos acesso a nenhum tipo de informação desta natureza.

Considerando os valores informados pelo SESC Escola para o ano de 2013, certamente a unidade de Joinville deverá apresentar melhora significativa em suas, instalações, quantidade de professores e assistentes, materiais disponíveis aos alunos para as atividades de aprendizado e recreação, além de um cardápio diferenciado, pois com os valores cobrados o SESC Escola Joinville tornar-se- á a mais cara ou uma das mais caras instituições de ensino da cidade. Não podemos deixar de ponderar ainda que o SESC recebe subsídios e mesmo assim passará a praticar os custos mais altos da cidade no que diz respeito ao serviço de ensino. Seguindo esta linha de raciocínio, se o SESC não recebesse os subsídios, qual seria o valor de suas mensalidades?

Em sua resposta, vocês informam que o Sr. Adriano Koenig Pessoa, Gerente da Unidade de Joinville, estaria à disposição para esclarecimentos. Porém, quando os pais solicitaram uma reunião para o último dia 12 de Novembro, após confirmar a agenda, em 08 de Novembro, fomos informados que a agenda foi cancelada e que, em breve, receberíamos informações sobre o reajuste das mensalidades e demais serviços.

Muito embora o Sr. Adriano não tenha nos recebido, um grupo de pais e responsáveis manteve a agenda para o dia 12 de Novembro e se reuniu nas dependências da lanchonete da Unidade do SESC para tratar do assunto “Reajuste de Mensalidades”.

Ficou clara e evidente a indignação com os valores e com a forma como nos foi comunicado. Nós recebemos, formalmente, as novas condições a serem praticadas pelo SESC Escola no dia 01 de Novembro, com o compromisso de apresentar toda a documentação para a matrícula até o dia 05 de Novembro, sob pena de perdermos a vaga. Sendo assim, não tivemos nenhum dia útil para colecionar os documentos, pois fomos comunicados véspera de um feriado que emendava com final de semana e tivemos que providenciar tudo na segunda-feira, dia 05 de Novembro que era o prazo final dado pela Unidade do SESC Escola Joinville.

Desta forma mesmo que quiséssemos buscar uma outra opção de ensino para nossos filhes, como fazê-lo? Ficamos reféns do SESC Escola Joinville pois as escolas públicas já não possuem mais vagas, e para as particulares, temos que fazer uma peregrinação para levantamento de custos que certamente inviabiliza o processo.

Mesmo estando nas dependências do SESC Escola Joinville, em 12 de Novembro, o Sr. Adriano não recebeu o Grupo de Pais que se fez presente. No entanto, comunicou que está disponível para conversar com cada um individualmente.

Da forma como o SESC vem conduzindo o assunto, nos sentimos lesados, pois temos que aceitar o que foi imposto de forma unilateral e sem nenhum esclarecimento prévio.

Nós exigimos uma reunião com todos os pais e responsáveis presentes, onde todos os pontos envolvidos no reajuste das mensalidades nos sejam esclarecidos.