PELA AUTONOMIA DA COMISSÃO DE BEM ESTAR ANIMAL DA OAB ALAGOAS E PERMANÊNCIA DA DRA ADRIANA ALVES NA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO

Destinatário: "Mayara Leite" , "livia tereza maia gomes" , "luceli brito" , jessikpacheco_@hotmail.com, "Cássia Oliveira" , "Alan Fagner Ferreira" , "Bia Carvalho" , "Carlos Melo Potência" , "Alan Fagner Ferreira" , "Railton Teixeira" , "Higino Vieira" , "Fernanda Paiv

Ao Exmº Presidente da OAB/AL Dr. Thiago Bomfim

Vimos, através deste documento de abaixo assinado, tornar conhecida de V.Exª a preocupação de todos nós protetores, defensores e amantes dos animais com o que poderá acontecer a partir do dia 01 de janeiro de 2013, quando tomará posse a nova diretoria da OAB Alagoas, mais especificamente com o nome que poderá ser indicado para ocupar a presidência da Comissão de Bem Estar Animal dessa Casa ou, ainda, se ela corre o risco de ser desconstituída, voltando, no máximo a ser abraçada pela comissão de Meio Ambiente apenas. O que seria um grande retrocesso visto essa instituição ter avançado no tempo e no próprio Direito quando a criou. Tanto assim, que a exceção de Alagoas, apenas mais quatro outros estados brasileiros possuem comissão similar na Ordem, o que atesta o alto grau de comprometimento e sensibilidade por parte dos advogados que estiveram à frente de tal iniciativa.

Conforme deve ser sabido por V.Exª, cresce assustadoramente o número de crimes hediondos cometidos pelos seres humanos contra as outras espécies animais. Um quadro desolador que vem preocupando a todos nós que tentamos remediar tanta crueldade. Nossa luta é árdua e infinita, porém, não maior que o sofrimento sentido na pele pelos animais. E somente com a continuidade da Comissão de Bem Estar Animal e tendo a sua frente alguém comprometido, de verdade, com a Causa Animal é que teremos alguma chance de avançar nessa luta e, aos poucos, irmos conseguindo mudar essa realidade.

A História e a Psicologia estão repletas de fatos que comprovam o quanto alguns dos criminosos mais perigosos dos últimos tempos iniciaram seu currículo de maldades atentando contra animais frágeis, sem qualquer chance de defesa. Daí a necessidade de segmentar a problemática, tratando-a com a importância que merece.

Para tanto, nós, protetores e defensores da causa animal, solicitamos à V.Exª a manutenção, com autonomia, da Comissão de Bem Estar Animal dessa Casa, bem como a permanência da Dra Adriana Alves na presidência da mesma, visto tratar-se de uma profissional competente, isenta e que sempre foi bastante receptiva às denúncias encaminhadas, tratando cada caso com respeito e seriedade.

Adriana Alves sempre abraçou a problemática da crueldade e dos maus tratos aos quais são submetidos milhares de animais, diariamente, solidarizando-se com a dor destes e com a aflição dos protetores que, sem qualquer ajuda governamental, sempre se desdobram, incondicionalmente, para tentar salvar as vidas de tantos quantos for possível. Para nós é importantíssimo que ela prossiga à frente dessa empreitada, visto ser alguém que nunca demonstrou se importar com o status que lhe pudesse ser conferido pelo cargo ocupado, muito pelo contrário, pois esta sempre foi à causa sobre a qual pautou toda a sua vida.

Aqui em Maceió, nossas esperanças se intensificam com o início do mandato do prefeito eleito, Rui Palmeira, que tem se mostrado muito sensível à causa animal. Esperamos, sinceramente, que essa mesma esperança tenha razão de ser e encontre resposta também no que se refere à gestão de V.Exª à frente da OAB Alagoas já que esta instituição é uma das representantes mais legítimas dos cidadãos no tocante à luta pelo cumprimento da ÉTICA e da JUSTIÇA. E jamais será possível existir Justiça e Ética numa sociedade que subjuga, escraviza, explora, estupra, maltrata e despreza seus animais.

Assim sendo, nós, cidadãos protetores que lutamos pelos animais, esperamos que a OAB Alagoas continue a nos representar e aos animais, fazendo cumprir a Lei de Crimes Ambientais e a luta pela moralidade de nossa sociedade para que se torne uma sociedade, de fato, humana.

Cordialmente,

Cláudia Meireles – Jornalista e Defensora dos Animais