Sistemas de proteção ao crédito (Serasa e SPC), empecilhos a recolocação profissional do trabalhador inadimplente, basta!!!

Destinatário: p.aislan@gmail.com

O intuito principal no inicio do sistema Serasa e do SPC foi centralizar e disponibilizar eletronicamente a informação de ausência de pagamento de pessoas às empresas de crédito e financiamento, para que desta forma outros credores deixassem de conceder crédito aos cujo o nome estivessem nestes sistemas. No entanto, ao passar do tempo essas informações deixaram de ser interessante apenas para as empresas supracitadas, e passaram a ser amplamente demandadas por um grande numero de empresas fora do público-alvo inicial dos sistemas, para assim estes usarem como modo de filtrar candidatos à vagas de emprego, o que é um grande problema.
Inicialmente os impactos gerados pela atuação do Serasa e do SPC eram amplamente positivos, pois contribuíam para a redução da inadimplência no país, assim, a partir do momento em que o foco principal foi alterado, e o lucro destas foram amplamente aumentados com a nova demanda, um impacto negativo surgiu no que diz respeito a rotatividade no mercado de trabalho das pessoas inadimplentes, devido a estas pessoas muitas vezes não serem contratadas por estarem nessa situação, o que é insensato pois na maioria das vezes estas entram na situação de inadimplência justamente por terem perdido o emprego, e assim acabam ficando nessa situação pelo fato de não conseguir um novo emprego, deste modo portanto o efeito de combate a inadimplência gerado pelos sistemas Serasa e SPC acabam tendo o efeito oposto.
Venho por meio deste abaixo-assinado, contestar minha insatisfação e de outras pessoas que aqui assinam, com o que se tornou estes sistemas, e pedir para as autoridades limitarem o acesso aos dados destes à apenas empresas de crédito e financiamento, pois é a estes que de fato interessa essas informações, para que deste modo as pessoas que buscam cumprir com suas obrigações financeiras, não sejam impedidas pela falta de oportunidades de emprego.