Pista Municipal de Aeromodelismo de Bauru-SP

Destinatário: Praticantes de aeromodelismo e helimodelismo, admiradores do esporte e frequentadores da cidade de Bauru-SP.

Abaixo assino, direcionado ao Sr. Prefeito da cidade de Bauru-SP, a solicitação da construção de uma estrutura municipal para a prática de aeromodelismo e helimodelismo, com equipamentos elétricos e a combustão, que contenha o básico para a prática segura e organizada destes que são considerados esportes, conforme a Confederação Brasileira de Aeromodelismo - COBRA (http://www.cobra.org.br/).

A proposta é de seguir um pré projeto, aprovado e adequado conforme viabilidade pelos profissionais municipais, para uma pista asfaltada ou concretada (150 m de comprimento x 10 m de largura), uma cobertura com telhas (20 m de comprimento x 7 m de largura) com dois banheiros de uso comum (aproximadamente 2 m x 2 m) e uma caixa d´água de 500 litros, para abrigar ferramentas e equipamentos, com bancadas em alvenaria para montagem e manutenção dos modelos, com energia elétrica - tomadas e lâmpadas, em uma área de aproximadamente 5.000 metros quadrados.

Em Bauru não existe uma estrutura municipal como esta para a prática com segurança.

Atualmente, os aeromodelistas e helimodelistas, praticam em áreas desocupadas nas periferias, sem segurança, na maioria das vezes sem orientação ou cuidados necessários para evitarem acidentes causados pela imprudência e falta de conhecimento.

Com o advento dos equipamentos elétricos e o uso do isopor como matéria prima das estruturas dos aeromodelos, o custo para se iniciar no modelismo tornou-se muito baixo nos últimos anos, daí a origem de muitos problemas por falta de conhecimento. Agrupando todos em um único local apropriado, conseguiremos fortalecer o esporte, organizá-lo e orientar os novatos e interessados em ingressar no hobby.

Além disso, teremos a oportunidade de termos um espaço municipal de referência para a realização de eventos, disseminador de educação e esporte, podendo contar com um grupo de praticantes para a organização e cuidados com o espaço. Há ainda a chance de termos mutirões na construção, por exemplo, de aeromodelos de lançamento manual para crianças das comunidades da cidade e da região de forma gratuita. Agregaríamos valor a alguma área municipal desabitada e reuniríamos pessoas e famílias interessadas em esporte e lazer.